PIB do Brasil cresce 1,1% em novembro, aponta Ibre/FGV. Economia registra avanço de 1,9% no ano. Veja!
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um crescimento de 1,1% em novembro, em comparação com outubro, conforme dados divulgados pelo Monitor do PIB, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse aumento também se refletiu em um crescimento anual de 1,9% em relação a novembro de 2025.
O desempenho acumulado em 12 meses até novembro registrou um avanço de 2,2%. Esse resultado positivo ocorreu após dois meses consecutivos de retração na economia.
Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, destacou que, apesar de algumas atividades, como transporte e serviços de informação, terem apresentado dificuldades, outros setores, como a indústria de transformação, o comércio e os investimentos, registraram crescimento após períodos de queda.
O consumo das famílias também contribuiu para o bom desempenho da economia, mantendo-se em patamares positivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No trimestre móvel encerrado em novembro de 2025, o PIB brasileiro cresceu 1,5% em relação ao trimestre terminado em novembro de 2024. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento no consumo das famílias, que retomou um ritmo mais forte após desacelerar em meados de 2025.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apresentou um crescimento de 1,3% no período analisado. A construção continuou com taxas positivas, embora mais brandas, enquanto as exportações registraram um aumento de 8,8% no mesmo período.
As importações aumentaram 4,0% no trimestre até novembro de 2025, com contribuições positivas de bens de capital e de bens de consumo, mas com quedas em produtos da extrativa mineral e serviços. O PIB alcançou R$ 11,577 trilhões de janeiro a novembro de 2025, em valores correntes.
A taxa de investimento da economia foi de 18,9% em novembro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!