O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um crescimento de 1,1% em novembro, em comparação com outubro, conforme dados divulgados pelo Monitor do PIB, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse aumento também se refletiu em um crescimento de 1,9% quando comparado ao mesmo mês de 2024.
Desempenho em 12 Meses
O desempenho acumulado em 12 meses até novembro revelou um avanço de 2,2%. Esse indicador demonstra uma recuperação econômica após um período de desafios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Setores em Destaque
Apesar de algumas áreas, como transporte e serviços de informação, apresentarem desaceleração, setores como a indústria de transformação, o comércio e os investimentos (formação bruta de capital fixo) registraram crescimento após meses de retornos negativos.
O consumo das famílias manteve uma taxa positiva, contribuindo para o bom desempenho geral da economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Crescimento no Trimestre Móvel
No trimestre móvel encerrado em novembro de 2025, o PIB cresceu 1,5% em relação ao trimestre terminado em novembro de 2024. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento no consumo das famílias, que retomou um ritmo mais forte após um período de desaceleração.
Investimentos e Comércio Exterior
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apresentou um aumento de 1,3% no período analisado. As exportações de bens e serviços registraram um crescimento de 8,8% no trimestre até novembro de 2025, impulsionadas pelo aumento nas exportações de produtos agropecuários e bens de capital.
Importações e Valor Monetário
As importações aumentaram 4,0% no trimestre até novembro de 2025, com contribuições positivas de bens de capital e bens de consumo. O Produto Interno Bruto alcançou R$ 11,577 trilhões de janeiro a novembro de 2025, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 18,9% em novembro.
