PIB Brasil Queda em Outubro: Ibre/FGV Apresenta Dados. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,3% em outubro, segundo o Monitor do PIB do Ibre/FGV. Crescimento de 1,0% em relação a outubro de 2025
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou uma queda de 0,3% em outubro, em comparação com setembro, de acordo com dados divulgados pelo Monitor do PIB, elaborado pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). A análise também revela um crescimento de 1,0% em relação a outubro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa acumulada em 12 meses até outubro foi de 2,3%. Segundo a FGV, essa variação negativa na atividade econômica está relacionada à política monetária restritiva vigente. O Monitor do PIB utiliza as mesmas fontes e metodologia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.
No trimestre móvel encerrado em outubro de 2025, o PIB apresentou um crescimento de 1,5% em relação ao trimestre terminado em outubro de 2024. O consumo das famílias avançou 0,5% nesse período.
Apesar de quedas nos componentes de consumo de não duráveis e duráveis, o crescimento no consumo de serviços e de semiduráveis sustentou o total do consumo em terreno positivo.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou um aumento de 2,0% no trimestre até outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. Esse crescimento foi impulsionado pelos aumentos na construção e em outros ativos da FBCF, apesar da retração no componente de máquinas e equipamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A exportação de bens e serviços aumentou 8,9% no trimestre até outubro de 2025 em relação ao trimestre até outubro de 2024. Essa trajetória ascendente é atribuída, em grande parte, ao crescimento das exportações de produtos agropecuários e da extrativa mineral.
As importações subiram 1,2% no trimestre até outubro ante o mesmo período do ano anterior. Houve contribuições positivas de bens de capital e de bens de consumo, mas quedas em produtos da extrativa mineral, bens intermediários e serviços. O PIB alcançou R$ 10,530 trilhões de janeiro a outubro de 2025, em valores correntes.
A taxa de investimento da economia foi de 20% em outubro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!