Operação da PF Desmantela Organização Criminosa de Tráfico Internacional de Mulheres
A Polícia Federal (PF) realizou na quarta-feira (10) uma operação que resultou na desarticulação de uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de mulheres. A ação, que teve início na manhã de hoje, visa combater o esquema que aliciava vítimas no Brasil, facilitava o transporte aéreo para o exterior e, na Espanha, as sujeitava a condições degradantes para fins de exploração sexual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, quatro indivíduos foram presos em flagrante e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades. As localidades envolvidas na operação incluem São Paulo, São Pedro (SP), Jundiaí (SP), Ubatuba (SP) e Rio das Ostras (RJ).
A investigação demonstra a complexidade do esquema e a coordenação entre os membros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, duas pessoas foram detidas na cidade de Álava, na Espanha, como parte da operação. A colaboração internacional foi fundamental para o sucesso da ação, com o apoio da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).
Em junho deste ano, as autoridades espanholas já haviam libertado 33 mulheres em situação de exploração sexual. Deste grupo, 28 eram nacionais brasileiros. As investigações indicam que a organização criminosa utilizava o tráfico de pessoas como principal fonte de recursos financeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com base na solicitação da PF, o Poder Judiciário determinou o bloqueio judicial de valores obtidos através do esquema criminoso. A operação contou com a parceria da Policía Nacional da Espanha, por meio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol.
A cooperação entre as forças policiais foi essencial para o desmantelamento da organização.
