Novas Exploratórias na Bacia do Solimões
A Petrobras planeja expandir sua atuação na Bacia do Solimões, no coração da Amazônia, com a perfuração de 22 novos poços de petróleo e gás natural a partir de 2026. A iniciativa, que se estenderá até 2030, visa ampliar a exploração na maior reserva terrestre desses hidrocarbonetos do Brasil. A empresa prevê a perfuração de 20 poços na área que já conhece, com outros dois poços destinados a novas fronteiras exploratórias. Hilter Bandeira, gerente geral da base de produção e exploração da Petrobras em Urucu (AM), destacou que esses poços permitirão identificar novos projetos e atrair investimentos para a região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produção e Impacto na Região
A base de operações da Petrobras em Urucu, localizada a 650 quilômetros de Manaus, atualmente abriga cerca de 100 poços produtivos, dos quais 75 são ativos. A área, de difícil acesso e cercada por uma floresta densa, é alcançada sem estradas, preservando a floresta nativa.
A produção atual da base é de aproximadamente 105 mil barris de óleo equivalente por dia, contribuindo com 3,5% do consumo nacional. Além disso, são extraídos 13,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, suprindo 65% da energia elétrica de Manaus. Cerca de 80 mil botijões de gás de cozinha também são produzidos diariamente, atendendo às necessidades do Norte e parte do Nordeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O óleo e o gás são transportados por dutos e navios até Coari, e o gás por um gasoduto até Manaus.
Preservação Ambiental e Desenvolvimento Local
A Petrobras adota medidas para minimizar o impacto ambiental, incluindo o reflorestamento das áreas após o encerramento das atividades em um poço, com o plantio de mais de 1,5 milhão de mudas de espécies nativas. A empresa também reaproveita resíduos, transformando o lixo orgânico em adubo e tratando o restante dos resíduos em Manaus. A base em Urucu, localizada no município de Coari, no Amazonas, recebe royalties que mais do que dobraram em 2022, totalizando mais de R$ 274 milhões. Funcionários da base, em regime de escala, vivem em Urucu por 14 dias e retornam para casa por 21. Emanuela Santos, enfermeira que trabalha na unidade há 18 anos, enfatiza a importância da convivência entre os colegas na base.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Estratégias de Sustentabilidade
A Petrobras busca zerar as emissões operacionais de gases de efeito estufa até 2050, com foco em eficiência e mitigação. A empresa acredita que a transição energética e o reflorestamento são cruciais para a preservação da Amazônia e para o acesso a serviços energéticos.
