Petrobras nomeia advogado-geral de ministro da Justiça; STF ditou mudança após decisão judicial. Wellington César Lima e Silva assume a pasta.
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou nesta terça-feira (13) a nomeação do advogado-geral da Petrobras para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. Esta é a primeira mudança em nomeação realizada durante o segundo mandato do petista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Wellington César Lima e Silva assume a pasta na quinta-feira (8), substituindo o anterior. Em uma carta enviada ao chefe do Executivo, o jurista justificou sua saída do ministério devido a uma decisão judicial.
Wellington César Lima e Silva possui uma trajetória profissional notável no Ministério Público da Bahia (MPBA). Entre 2010 e 2014, liderou o órgão após ser indicado pelo então senador (PT-BA) que exercia o cargo de governador do estado baiano na época.
Durante o segundo mandato da ex-presidente, o jurista ocupou a pasta de Ministro da Justiça por um período de 14 dias. A nomeação ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que ele escolhesse entre o seu cargo de procurador e o posto no Executivo.
Em 2023, Wellington César Lima e Silva se aposentou para assumir a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República no governo Lula. Posteriormente, foi empossado como advogado-geral da Petrobras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!