Petrobras lança 1ª SAF de aviação produzida no Brasil. Novo combustível sustentável chega ao Aeroporto Tom Jobim e reduz emissões de CO₂.
A Petrobras anunciou o lançamento do primeiro combustível sustentável de aviação (SAF) produzido integralmente no Brasil. O volume inicial, de 3 mil metros cúbicos, foi comercializado para distribuidoras que operam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa quantidade representa aproximadamente o consumo diário de combustível dos aeroportos do estado.
O anúncio, feito na sexta-feira (5), destaca a capacidade do SAF de substituir o querosene de aviação tradicional sem a necessidade de modificações nas aeronaves ou na infraestrutura de abastecimento. A estatal acredita que essa solução representa um caminho rápido para a redução das emissões de poluentes no setor aéreo global.
O SAF é produzido através de coprocessamento no parque de refino da Petrobras, utilizando matéria-prima vegetal, como óleo de soja ou óleo técnico de milho. A produção possui certificação ISCC-Corsia, garantindo o selo de sustentabilidade e rastreabilidade do produto.
Segundo a Petrobras, o uso do SAF pode reduzir as emissões líquidas de CO₂ em até 87%. A estatal planeja expandir a produção, com a Reduc (Refinaria Duque de Caxias) já operando na produção e comercialização do SAF. A Revap (Refinaria Henrique Lage) e a Replan (Refinaria de Paulínia) também iniciarão atividades comerciais em 2026, enquanto a Regap (Refinaria Gabriel Passos), em Minas Gerais, deve começar a operar em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!