Petrobras inicia produção de petróleo e gás na plataforma P-78 no pré-sal RJ

Petrobras inicia produção de petróleo e gás na P-78, no pré-sal de Búzios (RJ). Plataforma tem capacidade de 180 mil barris/dia e integra Programa Fortalece.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Petrobras anunciou, na última sexta-feira (2 de janeiro de 2026), o início da produção de petróleo e gás da plataforma P-78, localizada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos (RJ). A operação iniciou-se na quarta-feira (31 de dezembro de 2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capacidade e Operações da Plataforma

A unidade P-78 é um FPSO (Sistema Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo) com capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo por dia e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente. A entrada em operação da P-78 eleva a capacidade instalada do campo de Búzios para aproximadamente 1,15 milhão de barris por dia.

Exportação de Gás e Tecnologias

Parte do gás produzido será exportada para o continente através da interligação com o gasoduto Rota 3, podendo ampliar a oferta nacional em até 3 milhões de metros cúbicos por dia. A plataforma incorpora tecnologias para a redução de emissões, incluindo sistemas de recuperação de gases de queima, variação de rotação em bombas e compressores, e maior integração energética.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes da Plataforma e Construção

A P-78 possui 13 poços, com 6 produtores e 7 injetores, equipados com sistemas de completação inteligente. A unidade, com 345 metros de comprimento e 180 metros de altura, chegou ao Brasil em outubro de 2025, após ser construída em Cingapura. O comissionamento avançado durante o translado reduziu prazos e aumentou a prontidão operacional.

Participação Nacional e Programa Fortalece

Dez dos 23 módulos do topside foram construídos no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), reforçando a participação da indústria nacional no projeto. A plataforma inaugura uma geração de plataformas próprias da Petrobras, desenvolvidas com base no Projeto Básico de Referência, que reúne lições aprendidas nas primeiras unidades do pré-sal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A unidade também integra o Programa Fortalece, voltado ao aprimoramento de padrões técnicos, qualidade e eficiência na construção naval.

Sair da versão mobile