Petrobras importa gás natural da Argentina em nova operação
Petrobras e Pluspetrol iniciam operação para transportar 100 mil m³ de gás de Vaca Muerta; confira no Poder360.

Petrobras Realiza Primeira Importação de Gás Natural de Vaca Muerta
A Petrobras anunciou na segunda-feira, 6 de outubro de 2025, que realizou na sexta-feira, 3 de outubro, a primeira importação de gás natural não convencional proveniente de Vaca Muerta, na Argentina, em parceria com a Pluspetrol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação envolveu o transporte de 100 mil m³ de gás, produzidos pelas subsidiárias Petrobras Operações S.A. e Pluspetrol, com o objetivo de testar a estrutura comercial e operacional da operação.
O gás percorreu um trajeto via gasodutos, saindo da Argentina, passando pela Bolívia, e chegando ao Brasil.
De acordo com o contrato firmado, a Petrobras poderá importar até 2 milhões de m³, na modalidade interruptível, com novas operações previstas conforme surgirem oportunidades comerciais.
Na modalidade interruptível, o fornecimento pode ser suspenso temporariamente caso a capacidade dos gasodutos seja necessária para outros contratos ou emergências. Essa flexibilidade permite que a Petrobras teste a operação sem comprometer o fluxo regular do mercado interno de gás natural.
Leia também:

Gilmar argumenta por equilíbrio no STF sobre pejotização e novas formas de trabalho

OpenAI e AMD anunciam acordo bilionário com possível participação de 10%

Rubio e Lula negociam tarifa com Brasil; Trump marcará encontro pessoal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano, a operação é um marco relevante, possibilitada pela integração das infraestruturas e que conecta a produção própria da Petrobras na Argentina com o mercado brasileiro.
“Essa solução logística e comercial abre uma nova possibilidade para importação de gás natural pelo Brasil, reforçando nosso compromisso com o aumento da oferta e com o desenvolvimento sustentável do mercado de gás natural”, disse.
A Petrobras mantém operações na Argentina por meio da POSA, com 33,6% de participação não-operada no campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro.
A produção é majoritariamente de gás não convencional (tight gas), extraído das formações Punta Rosada e Lajas.
A operação visa a diversificar a matriz de fornecimento de gás natural do Brasil e aumentar a oferta no mercado interno, especialmente em períodos de maior demanda. A importação de gás de Vaca Muerta também fortalece a integração energética regional, aproveitando a infraestrutura existente entre Argentina, Bolívia e Brasil, segundo a estatal.