Petrobras importa 100 mil m³ de gás natural em modalidade interruptível, totalizando 2 milhões m³/dia por contrato.
A Petrobras anunciou, na segunda-feira (6), a realização da primeira importação de gás natural não convencional da Argentina. A operação, realizada na sexta-feira (3), foi fruto de uma parceria com a empresa argentina Pluspetrol, especificamente através de suas subsidiárias, Posa e Gas Bridge Comercializadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um total de 100 mil metros cúbicos de gás natural foram importados, provenientes da produção em Vaca Muerta, na província de Neuquén. Essa importação faz parte de um contrato que permite à Petrobras receber até 2 milhões de metros cúbicos por dia, na modalidade interruptível.
O gás foi transportado por gasodutos, da Argentina à Bolívia e, de lá, para o Brasil. A operação visa testar o arcabouço comercial e operacional da importação, conforme explicado pela Petrobras em nota.
Segundo a estatal brasileira, novas importações ocorrerão conforme a identificação de oportunidades. A diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano, destacou que essa primeira operação é um marco relevante, possibilitada pela integração das infraestruturas e pela conexão da produção própria da Petrobras na Argentina, por meio da Posa, com o mercado nacional.
A estatal mantém operações de produção na Argentina por meio da Posa, que detém 33,6% de participação não operada no campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Neuquén e Rio Negro. A produção no campo de Río Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!