Petro acusa Corina de buscar apoio em Trump, “criminoso”
Presidente da Colômbia revelou carta de 2018 da líder da oposição venezuelana enviada a Benjamin Netanyahu.

Críticas de Petro a Machado e Busca por Apoio de Trump
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro (esquerda), criticou publicamente a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, por buscar o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). O anúncio do Prêmio Nobel da Paz, concedido à Machado por um comitê norueguês, ocorreu nesta sexta-feira (10.out.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Machado dedicou o prêmio “ao povo sofredor da Venezuela” e Trump, e escreveu no X que contava com o norte-americano “agora mais do que nunca” para ajudar os venezuelanos a “alcançar a liberdade e a democracia”.
Petro compartilhou uma postagem antiga de Corina, feita em dezembro de 2018, com uma carta destinada ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e ao ex-presidente da Argentina Mauricio Macri. A carta pedia proteção internacional para promover ações contra o “regime criminoso venezuelano” ligado ao narcotráfico e ao terrorismo.
Crítica e Carta de Corina Machado
Petro declarou não entender o motivo para Corina pedir “ajuda a um criminoso”. Ele completou: “Nestes anos de genocídio contra os quais lutei, vi que os grupos políticos de extrema direita do mundo, aqueles em sintonia com Hitler, se tornaram os únicos aliados do genocídio e de Netanyahu”.
Antes de citar ataques da Marinha a embarcações no Caribe, Petro disse: “Como um genocida pode ajudar a construir a paz na Venezuela?”
Leia também:

Trump faz check-up e é avaliado com “idade cardíaca de 65 anos”

EUA anunciam instalação da Força Aérea do Qatar em Idaho, com foco em treinamento conjunto

Blair recebeu Epstein em residência oficial antes de confissão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alvos e Reação da Casa Branca
Segundo a Casa Branca, os alvos seriam barcos usados no tráfico de drogas entre Venezuela e Estados Unidos. O presidente da Colômbia disse que não tem aprovação do governo dos EUA por causa das críticas realizadas à falta de ações do país norte-americano para “deter o genocídio em Gaza” em tempo hábil.
Petro e Trump e a Crítica à Colômbia
“Donald Trump conseguiu se distanciar alguns centímetros de Netanyahu agora, depois que a humanidade deu um grande passo, até mesmo na Colômbia e na Argentina, e isso tornou possível deter, por enquanto, o genocídio já em andamento”, declarou Petro.
Histórico de Críticas de Petro
Petro tem histórico de críticas ao líder norte-americano. Afirmou em nota que o presidente dos EUA o considera “uma raça inferior”. O chefe do Executivo da Colômbia pediu em setembro a abertura de um processo penal contra Trump durante discurso na ONU (Organização das Nações Unidas).
Reação do Secretário de Estado Americano
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, indicou a líder da oposição venezuelana ao Prêmio Nobel da Paz.