Pesquisa revela: 71% dos pais motivam filhos a estudar idiomas para o mercado de trabalho

Pesquisa revela que 1% da população brasileira valoriza o aprendizado de idiomas, com foco em oportunidades no mercado de trabalho e viagens.

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(Imagem de reprodução da internet).

Apenas uma pequena parcela da população brasileira, cerca de 1%, está ciente da importância do aprendizado de idiomas. Uma pesquisa conduzida pela CNA Idiomas, em colaboração com a consultoria Box1824, revelou que 71% dos pais motivam seus filhos a estudar idiomas com foco nas oportunidades no mercado de trabalho.

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Contudo, entre os jovens, 62% expressam interesse em adquirir novos idiomas para fins de viagem e imersão em diferentes culturas. A pesquisa também indicou que 90% dos estudantes entre 25 e 35 anos acreditam que o aprendizado de idiomas é a melhor forma de ampliar seus horizontes e interagir com o mundo.

Perfil do Público-Alvo e Estratégias

O estudo completo oferece informações valiosas sobre o perfil do público-alvo e os aspectos a serem considerados ao desenvolver campanhas e estratégias de ensino de idiomas. A pesquisa, intitulada “Jovens e Aprendizagem de Idiomas”, ouviu aproximadamente mil pessoas, incluindo pais, adolescentes e jovens adultos, em diversas regiões do Brasil.

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A pesquisa destaca a importância de compreender as motivações dos alunos para criar métodos de ensino mais eficazes e alinhados com suas necessidades.

Diferenças por Faixa Etária

Uma observação relevante é a variação na idade de início dos cursos de idiomas. Adolescentes geralmente começam a estudar outro idioma por volta dos 12 anos, enquanto jovens adultos tendem a iniciar seus estudos aos 20 anos, muitas vezes com a percepção de que o momento de iniciar o aprendizado é “tarde demais”.

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O primeiro contato com o idioma frequentemente ocorre de forma digital, com 48% dos adolescentes e 42% dos jovens recorrendo a aplicativos e plataformas online como ponto de partida.

Importância do Contato Humano

Apesar do uso de ferramentas digitais, 83% dos estudantes concordam que o professor e o contato humano são fundamentais para o aprendizado de idiomas. Uma parcela significativa dos alunos entre 25 e 35 anos prefere formatos de curso que envolvam interação direta com colegas de classe.

Principais Dores e Desafios

Entre as dificuldades que levam à evasão dos alunos, a falta de tempo é uma das principais, com 35% abandonando os estudos devido à rotina intensa. Além disso, 66% dos estudantes relatam que ter e manter uma disciplina de estudos é a maior dificuldade no aprendizado de idiomas.

Motivação e Identidade

Apesar dos obstáculos, o principal fator de sucesso para os alunos é a capacidade de se expressar de forma autêntica em outro idioma, conforme concordam 67% dos estudantes. Aprender um novo idioma faz parte da identidade e da forma como os indivíduos se veem no mundo, segundo essa parcela dos alunos.

Valores e Práticas de Aprendizagem

Os estudantes valorizam práticas de conversação (62%), professores próximos e qualificados (49%) e experiências interativas e dinâmicas (44%) em seus estudos de idiomas.

“No levantamento também fica claro que, para manter o engajamento, é preciso ir além da sala de aula tradicional. É necessário oferecer vivências interativas, apoio e práticas que despertem confiança e pertencimento. Aprender um idioma é uma jornada pessoal e transformadora, e nosso papel é torná-la possível, significativa e acessível”, conclui Guedes.

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