APAS e Fipe apontam quedas de preços em sabão em pó, amaciante e desinfetante.
O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e Fipe, revelou uma redução nos preços de produtos de limpeza em setembro. A queda generalizada impactou tanto itens para lavanderia quanto produtos para a manutenção da casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo de artigos de limpeza registrou uma diminuição de 1,24% nos preços no mês de setembro. Em agosto, houve um aumento de 0,55% nos preços. Os produtos de maior consumo foram os que mais contribuíram para essa desaceleração.
No segmento de limpeza de roupas, o sabão em pó teve uma redução de 2,63% nos preços. O amaciante apresentou uma queda de 1,91%, enquanto o alvejante diminuiu em 1,33%.
Entre os itens de limpeza doméstica, o sabão em barra registrou uma redução de 1,17%, e o desinfetante apresentou uma queda de 1,44%.
No acumulado de 12 meses, produtos como a esponja de aço (-5,16%) e o pano de limpeza (-0,47%) apresentaram as maiores quedas nos preços. Esses itens, com menor valor unitário e forte presença de marcas regionais, indicam maior estabilidade no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, explicou que a deflação observada em setembro é resultado de ajustes no atacado e de uma leve melhora na cadeia de suprimentos. Ele ressaltou que a redução nos preços de produtos básicos, como sabão em pó e desinfetante, após um período de recomposição de margens da indústria, tende a aliviar o orçamento doméstico. O consumidor está buscando otimizar suas compras de limpeza, priorizando formatos maiores, promoções e marcas locais, o que ajuda a conter o impacto da inflação acumulada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.