Pentágono Pizza Report alerta para crise em Caracas e Teerã com dados de pizzarias. Monitoramento revela correlação entre rotina do Pentágono e momentos de crise
Em um cenário de alta tensão, com a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e bombardeios em Caracas, um monitoramento incomum chamou a atenção: o “Pentágono Pizza Report”, uma conta na rede social X. O perfil, que acompanha a movimentação de pizzarias e bares nos arredores do Departamento de Defesa, publicou alertas entre 1h e 4h da manhã (horário de Washington) deste sábado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atividade da conta, que utiliza dados do Google Maps, sugere uma possível relação entre a rotina alimentar de funcionários do Pentágono e momentos de crise.
Pouco tempo depois, imagens de bombardeios em Caracas apareceram nas redes sociais. Mais tarde, uma publicação do presidente americano Donald Trump rodaria o mundo inteiro: “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, com sua equipe, capturado e levado para fora do país”.
O presidente da Venezuela segue para Nova York, onde será julgado por suspeita de conspiração para narco-terrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e artefatos destrutivos, e conspiração para possuir metralhadoras e artefatos destrutivos contra os oficiais americanos.
O índice da pizza, como é conhecido o monitoramento, se apresenta como um projeto de OSINT (Inteligência de Código Aberto), que cruza dados públicos — como o indicador de “horários de pico” do Google Maps — com relatos de redes sociais. A lógica é simples: se funcionários do Pentágono e de outras agências de segurança trabalham até mais tarde em momentos de crise, cresce a demanda por comida rápida nas redondezas, especialmente pizzarias, ao mesmo tempo em que bares de lazer tendem a esvaziar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O padrão reforça a leitura de que mudanças bruscas na rotina alimentar de quem trabalha no Pentágono podem sinalizar noites de “hora extra” no comando militar.
Durante a análise do tráfego de pizzarias, algumas unidades da Papa Johns próximas ao Pentágono registravam alto tráfego, enquanto o bar gay Freddie’s Beach Bar e o Crystal City Sports Pub, bar esportivo da região, apresentavam movimento fraco.
Já a unidade da Pizzato Pizza mostrava tráfego “ligeiramente acima da média”.
Apesar do tom bem-humorado, o monitoramento tem origens sérias. Durante a Guerra Fria, agentes da KGB rastreavam o volume de entregas de pizza em Washington como forma de identificar movimentações incomuns no alto escalão do governo americano. O termo criado foi “Pizzint” — uma abreviação de pizza intelligence (inteligência sobre pizza).
Nos anos 1990, o conceito veio à tona quando Frank Meeks, franqueado da Domino’s, notou picos de pedidos da CIA pouco antes da invasão do Panamá, em 1989. Ele relatou comportamento semelhante às vésperas do processo de impeachment de Bill Clinton, em 1998.
Em junho de 2025, a mesma conta já tinha chamado atenção ao afirmar que previu, cerca de uma hora antes das primeiras explosões em Teerã. Nesse episódio, o Pentagon Pizza Report publicou que o movimento na Papa Johns mais próxima estava “alto”, enquanto o Freddie’s Beach Bar aparecia anormalmente vazio para um sábado à noite.
Em 2024, o Irã com drones e mísseis contra Israel. Naquela mesma noite, capturas de tela de plataformas de entrega mostraram pizzarias ao redor do Pentágono, da Casa Branca e do Departamento de Defesa marcadas como “mais movimentadas do que o normal”.
Várias filiais da Papa John’s e da Domino’s relataram aumento de pedidos.
A correlação gerou memes virais e renovou o interesse na teoria. Apesar de não haver confirmação oficial de que as variações tenham relação direta com a situação, o monitoramento continua a ser acompanhado de perto.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!