Pelé se despede do Santos após 51 anos no Pacaembu

Rei abdica do Santos após derrota por 1 a 0 para o Corinthians.

1 min de leitura

Brasil, São Paulo, SP, 29/09/1974. O jogador Pelé (e), do Santos, e o zagueiro Baldochi, do Corinthians, durante jogo válido pelo Campeonato Paulista de Futebol, realizado no estádio do Pacaembu, zona oeste da cidade. Este foi o último confronto do Rei do Futebol contra o rival Corinthians, e o jogador saiu antes do final da partida após se contundir. A equipe santista perdeu por 1 a 0 com anotado por Rivelino. Contato: 01.004.59 Negativo: 746718 - Crédito:ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:59244

Despedida do Rei no Pacaembu

Em 29 de setembro de 1974, um dos momentos mais emblemáticos da história do futebol aconteceu no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Pelé, considerado o maior atleta de todos os tempos, realizou sua última partida pelo Santos, enfrentando o Corinthians em um jogo que marcaria sua despedida do gramado.

Detalhes do Confronto

O jogo terminou com a vitória do Corinthians por 1 a 0. Apesar do resultado adverso, Pelé se destacou, marcando 49 gols em 47 partidas oficiais durante sua passagem pelo estádio.

Composição das Equipes

Estatísticas do Jogo

Competição: Campeonato Paulista. Árbitro: Armando Marques. Gol: Rivellino (Corinthians). Público: 66.871 torcedores.

Curiosidades

Pelé é, até hoje, o maior artilheiro do Pacaembu, com 115 gols. Rivellino, tricampeão mundial pela seleção em 1970, marcou o gol da vitória aos 14 minutos da etapa final. Adãozinho perdeu um pênalti para o Santos no primeiro tempo.

Despedida Final

No dia 2 de outubro de 1974, Pelé se despediu do Santos em uma partida contra a Ponte Preta na Vila Belmiro. O camisa 10 foi substituído aos 21 minutos do primeiro tempo. Ele se ajoelhou no círculo central e abriu os braços, agradecendo aos torcedores presentes. Um ano depois, Pelé voltaria ao futebol com a camisa do Cosmos de Nova York.

Sair da versão mobile