Cuidados Essenciais na Limpeza Facial
A lavagem do rosto é o primeiro passo para uma pele saudável, mas hábitos incorretos podem comprometer a barreira cutânea, causando ressecamento, oleosidade excessiva e até sinais de envelhecimento. Evite erros comuns na hora de limpar o rosto e mantenha sua pele equilibrada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Não Usar Sabonete Específico
Dermatologistas alertam: o uso de sabonetes comuns do corpo no rosto é um erro frequente. A composição e o pH desses produtos são diferentes dos da pele do rosto, que é mais sensível. Essa combinação pode desequilibrar o pH natural, levando a ressecamento, irritação e, em casos mais graves, dermatite.
Investir em um sabonete facial específico é fundamental para proteger e nutrir sua pele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A longo prazo, essa prática favorece quadros de dermatite irritativa e pode agravar doenças pré-existentes, como dermatite atópica, rosácea e dermatite seborreica. Além disso, aumenta a chance de ardor ao aplicar cosméticos, vermelhidão persistente e descamação fina.
Em peles acneicas, o uso de sabonetes muito agressivos pode, paradoxalmente, piorar a inflamação, alterar o microbioma cutâneo e levar a um ciclo de oleosidade rebote, com sensação de pele simultaneamente oleosa e irritada”, explica Carulina Moreno, dermatologista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
2. Abusar da Água Quente
Lavar o rosto com água quente é outro erro comum. A alta temperatura remove os lipídios naturais da pele, que são essenciais para protegê-la. Isso causa desidratação, ressecamento e pode agravar a vermelhidão e a sensibilidade, especialmente em pessoas com rosácea.
“Quando a pele é exposta à água quente todos os dias, essa remoção constante da camada protetora pode levar a um dano crônico da barreira cutânea. Isso significa que a pele passa a ficar mais sensível, reativa, propensa à irritação, e com tendência maior a dermatites, descamação e até piora da acne.
Com o tempo, a pele pode perder parte de sua capacidade natural de reter água e de se proteger, e isso não se recupera apenas com hidratação simples, muitas vezes exige tratamento e tempo para restaurar a barreira. Por isso, mesmo quem gosta de banhos quentes deve evitar usar água quente no rosto”, explica Isabele Cacciolari, cosmetóloga.
3. Esfregar Demais ou Lavar Muitas Vezes
Esfregar o rosto em excesso ou lavar muitas vezes por dia também é um erro. A fricção excessiva irrita a pele, causando microlesões, principalmente em peles sensíveis ou com acne. A tentação de lavar o rosto várias vezes ao dia para “controlar” a oleosidade é equivocada, pois estimula a produção de mais sebo.
“O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, sendo pela manhã e à noite. Independentemente do tipo de pele, uma regra é essencial: lavar mais de duas vezes ao dia não deixa a pele mais limpa, apenas desequilibra a barreira protetora, aumentando sensibilidade, oleosidade reativa e até piora de acne.
O segredo é manter uma rotina constante e usar produtos apropriados para o seu tipo de pele”, diz Cacciolari.
4. Não Tirar Bem a Maquiagem Antes da Lavagem
Esquecer de remover completamente a maquiagem antes da lavagem é um erro comum. Resíduos de base, corretivo e protetor solar obstruem os poros e impedem que os produtos de tratamento penetrem na pele.
“Principalmente as fórmulas mais resistentes à água e de longa duração, formam uma película que se mistura ao sebo, suor, poluição e células mortas ao longo do dia. Quando não são removidos adequadamente, esses resíduos podem obstruir poros e folículos, contribuindo para acne cosmética e para irritações ou dermatites de contato, sobretudo em peles já predispostas”, acrescenta Moreno.
5. Secar de Forma Errada
Esfregar o rosto com força com a toalha, mesmo que macia, cria microlesões na pele e pode levar à irritação e inflamação. A maneira correta de secar é dando leves batidinhas com uma toalha limpa e macia, exclusiva para o rosto.
“Deixar o rosto levemente úmido, aliás, é o ideal, pois ajuda a potencializar a absorção dos produtos de tratamento que virão a seguir, como séruns e hidratantes”, conclui.
