Paulistão A2 2026: Novo Formato e Clássicos Começam na Série de A2

Paulistão A2 2026: Novo Formato e Clássicos Começam! Série A2 do Campeonato Paulista tem início com 16 equipes e rebaixados.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Paulistão A2 2026: Novo Formato e Clássicos Começam

O Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estado, teve seu início nesta sexta-feira, 9 de março. A competição reúne equipes históricas do futebol paulista, juntamente com um novo time, que assume o posto de primeiro a entrar na disputa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Osasco Sporting, que se autodefine como um projeto recente, enfrenta a Ferroviária no Estádio José Liberatti, às 20h.

Este ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) implementou um novo formato. O Paulistão A2 contará com 16 participantes, que se enfrentarão em um sistema de turno único na fase inicial. Ao final da primeira fase, os dois clubes com o menor desempenho serão rebaixados para a Série A3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, os oito times com melhor campanha avançarão para a próxima fase, divididos em dois grupos de igualdade.

Fase Eliminatória e Ascensão à Série A1

Na fase eliminatória, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais. Os dois vencedores dessas semifinais se enfrentarão na grande final, com o título garantido para o campeão. O vencedor do Paulistão A2 2026 terá a vaga na disputa pela Série A1 de 2027, a primeira divisão do campeonato paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Participantes de Renome e Retornos

O Paulistão A2 2026 reúne equipes com tradição no futebol paulista e nacional. O Santo André, que já participou do Campeonato Brasileiro e conquistou a Copa do Brasil em 2004, é um dos destaques. O Ramalhão também teve campanhas de destaque, como a vice-campeonatos em 2010.

O Ituano, bicampeão do Paulistão (2002 e 2014), também está na disputa.

Além disso, o Paulistão A2 contará com o retorno de equipes que estiveram recentemente na Série A1. A Inter de Limeira, campeã paulista em 1986 e da Série B do Brasileiro em 1988, e a Água Santa, que retornou à elite após o rebaixamento em 2025, farão parte da competição.

Novos clubes também estrearão na Série A2, como o Monte Azul e o Sertãozinho, que foram promovidos da Série A3 no ano anterior.

Sair da versão mobile