Parlamento Europeu Questiona Acordo com o Mercosul no Tribunal de Justiça
O Parlamento Europeu encaminhou nesta quarta-feira (21) o acordo comercial com o Mercosul ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) para análise. A decisão visa verificar a compatibilidade do texto com os tratados do bloco, o que efetivamente suspende a tramitação até que a corte emita um parecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A votação, com 334 votos a favor, 324 contra e 11 abstenções, aprovou uma moção que questiona se o acordo com o Mercosul, assinado no fim de semana, respeita os tratados da União Europeia.
O foco principal da análise do TJUE é o mecanismo de reequilíbrio incluído no pacto, que levanta preocupações sobre o potencial impacto na autonomia regulatória da UE. Além disso, a base legal utilizada para a aprovação do acordo, que permite a ratificação de capítulos de comércio sem o consentimento dos Parlamentos nacionais, também está sob escrutínio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TJUE estima que o prazo para a emissão do parecer seja de 18 a 24 meses, embora a corte possua o controle total sobre os procedimentos e possa, em situações específicas, priorizar um pedido de parecer. A votação no Parlamento Europeu foi considerada apertada, e a medida visa mitigar o risco de atrasos na ratificação do acordo, especialmente considerando as tensões comerciais internacionais, incluindo as ameaças tarifárias de Donald Trump relacionadas ao envio de tropas à Groenlândia por parte de oito países europeus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
