Paralisação do governo EUA atinge 36 dias! Congresso não fecha acordo sobre orçamento e serviços essenciais são afetados. John Thune diz ser a paralisação mais severa
O encerramento do governo dos Estados Unidos representou o mais longo da história do país, iniciado nesta quarta-feira, 5. A paralisação já dura 36 dias consecutivos e impacta milhões de americanos, que enfrentam cortes em serviços essenciais e atrasos nos pagamentos de salários a funcionários públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O impasse começou em 1º de outubro, após o Congresso não conseguir um acordo sobre o orçamento federal, com questões de saúde no centro do desacordo.
O bloqueio do Congresso reflete a disputa entre democratas e republicanos. Os democratas condicionam a aprovação do orçamento à renovação dos subsídios federais de saúde para famílias de baixa renda. Já os republicanos acusam a oposição de usar o orçamento para forçar avanços em pautas paralelas.
Vários projetos de curto prazo para reabrir o governo foram rejeitados mais de uma dúzia de vezes no Senado, apesar de terem sido aprovados anteriormente pela Câmara. O líder republicano no Senado, John Thune, reconheceu que esta é a paralisação mais severa já registrada.
Apesar da tensão, Thune afirmou que seu “instinto” aponta para uma possível saída nos próximos dias. O tráfego aéreo e programas de assistência alimentar estão sob risco devido à paralisação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!