Paraguai Declara Grupos Criminosos como “Terroristas Internacionais”

Governo do Paraguai classifica “Comando Vermelho” e “Primeiro Comando da Capital” como terroristas internacionais. Megaoperação resultou em 121 mortos

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Paraguai Declara Grupos Criminosos como “Organizações Terroristas Internacionais”

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, oficializou a classificação de dois grupos criminosos como “organizações terroristas internacionais” em um decreto publicado nesta sexta-feira (31). A medida segue a megaoperação policial contra o “Comando Vermelho” (‘CV’) e o “Primeiro Comando da Capital” (‘PCC’), que resultou em pelo menos 121 mortos, conforme fontes oficiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O decreto, assinado por Peña e datado de quinta-feira (30), define que os grupos “Comando Vermelho” e “Primeiro Comando da Capital” são considerados “organizações terroristas internacionais”. O documento detalha que, após um “monitoramento permanente” realizado pelo Conselho de Defesa Nacional do Paraguai, liderado por Peña e com a participação dos ministérios do Interior, Defesa e Relações Exteriores, foi determinado que as características operacionais, as vinculações financeiras e o âmbito das atividades ilícitas desses grupos indicam “as características de serem organizações transnacionais criminosas com traços de verdadeiras organizações terroristas internacionais”.

O decreto também adverte que “existem elementos suficientemente comprovados para sustentar que ambas as organizações criminosas transnacionais se encontram operacionalmente presentes” no Paraguai, com o que estendem ao território nacional “o alcance de suas atividades ilícitas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa declaração ocorre após o governo paraguaio, em agosto de 2023, ter já designado o “Cartel de los Soles”, grupo que os vincula ao governo, como “organização terrorista internacional”. Anteriormente, em abril deste ano, o país também designou como organização terrorista a Guarda Revolucionária Islâmica e ampliou essa denominação à “totalidade” das estruturas do grupo islâmico palestino e do grupo xiita libanês Hezbollah.

Em agosto de 2019, o Paraguai havia classificado como organizações terroristas as milícias armadas do Hezbollah e do Hamas, bem como a Al Qaeda e o Estado Islâmico, durante o governo do então presidente Mario Abdo Benítez (2018-2023).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile