Papa Inicia Viagem Internacional com Foco no Oriente Médio e Unidade Cristã
O Papa Leão XIV iniciará sua primeira viagem internacional na quinta-feira (27), com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso e a busca pela paz. A viagem, que durará seis dias (27 de novembro a 2 de dezembro), incluirá uma visita à Turquia, onde celebrará os 1.700 anos do Concílio de Niceia, e uma visita ao Líbano, país que enfrenta uma grave crise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A viagem representa um teste importante para o bispo de Roma, seis meses após sua eleição para liderar a Igreja Católica.
O estilo discreto do pontífice americano-peruano contrasta com o de seu antecessor, o argentino Francisco. Durante a viagem, o Papa Leão XIV enfatizará o diálogo inter-religioso e os apelos à paz, em um Oriente Médio marcado por conflitos e com cristãos cada vez mais negligenciados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A visita à Turquia, um país de importância estratégica entre o Oriente e o Ocidente, também visa promover a unidade dos cristãos.
Visita ao Líbano: Crise e Esperanças
No Líbano, o Papa Leão XIV enfrentará uma realidade complexa, marcada por uma crise devastadora que afeta todos os estratos da população. A moeda libanesa está extremamente desvalorizada, o empobrecimento é generalizado, os serviços públicos estão em colapso, a explosão do porto de Beirute em 2020 e a guerra com Israel são fatores de instabilidade. “Os libaneses estão cansados”, disse à AFP Vincent Gelot, diretor do escritório para Líbano e Síria da Obra do Oriente, uma associação católica que ajuda os cristãos do Oriente. “Eles esperam uma palavra de verdade dirigida às elites libanesas e ações concretas”, acrescentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Unidade Cristã e Diálogo Inter-Religioso
Na Turquia, o Papa Leão XIV visitará a Mesquita Azul de Istambul, demonstrando sua visão de diálogo com o Islã. A visita é organizada pelo patriarca Bartolomeu I, primaz da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, por ocasião do aniversário do Concílio de Niceia.
O objetivo é celebrar o momento fundacional do cristianismo, quando quase 300 bispos do Império Romano estabeleceram as bases doutrinárias do Credo de Niceia.
A viagem do Papa Leão XIV ao Líbano e à Turquia pode destacar o trabalho de organizações privadas, com frequência religiosas, que facilitam o acesso dos cidadãos à educação ou à saúde. A Obra do Oriente avaliou em US$ 150 milhões (R$ 810 milhões) o valor dos pagamentos em atraso do Estado libanês a mais de 250 associações e organizações de caridade.
