O papa Leão XIV realizou neste domingo (19) a canonização de sete novos santos, um evento de grande emoção em Caracas, onde fiéis católicos se reuniram para acompanhar a transmissão da cerimônia no Vaticano. Dentre os homenageados, destacam-se José Gregorio Hernández e Carmen Rendiles, os dois primeiros venezuelanos a receberem essa honra. O momento marca a segunda canonização de Leão XIV desde sua nomeação como líder da Igreja Católica em 8 de maio.
Os Novos Santos Canonizados
Além de José Gregorio Hernández e Carmen Rendiles, foram também proclamados santos o italiano Bartolo Longo, o primeiro santo de Papua-Nova Guiné, Peter To Rot, o bispo armênio Ignazio Choukrallah Maloyan e as freiras italianas Vincenza Maria Poloni e Maria Troncatti. A cerimônia foi marcada pela exibição de retratos dos novos santos, lidos pelo cardeal Marcello Semeraro, prefeito do dicastério para as Causas dos Santos.
José Gregorio Hernández: Um Médico Milagroso
José Gregorio Hernández Cisnero (1864-1919) foi um médico venezuelano venerado há muitos anos. Nascido em Isnotú, Trujillo, ele se formou em Medicina em 1888 e fundou a Academia Nacional de Medicina, combatendo a epidemia de gripe espanhola. Conhecido por sua dedicação aos pobres, oferecia tratamento gratuito e, quando necessário, fornecia dinheiro para medicamentos. Sua imagem se tornou parte da cultura popular venezuelana, e uma estátua de nove metros está sendo construída no estado de Carabobo.
Carmen Rendiles: Uma Freira Dedicada à Misericórdia
Carmen Elena Rendiles (1903-1977) foi uma freira que fundou a Congregação das Servas de Jesus. Ela se dedicou à caridade e à assistência aos necessitados. A canonização de Carmen Rendiles representa um marco importante para a Igreja Católica na Venezuela.
Outros Santos Canonizados
A lista de novos santos inclui também o “sacerdote satânico” Bartolo Longo (1841-1926), que após uma fase ocultista, retornou à fé católica e fundou o Santuário da Beata Virgem do Rosário de Pompeia. Peter To Rot, um catequista leigo assassinado na Papua-Nova Guiné durante a Segunda Guerra Mundial, e Ignazio Choukrallah Maloyan, bispo armênio assassinado pelas forças turcas em 1915.
LEIA TAMBÉM!
Requisitos para a Canonização
Para serem canonizados, os novos santos devem ter realizado pelo menos dois milagres, ter falecido há pelo menos cinco anos e ter mantido uma vida cristã exemplar. A canonização de Leão XIV representa um momento de grande significado para a Igreja Católica e para os fiéis em todo o mundo.