Papa Leão XIV Expressa Preocupação com Tensão na América Latina
O pontífice americano, Leão XIV, manifestou nesta segunda-feira, 2 de janeiro de 2026, uma “grande inquietação” diante da situação tensa entre “dois países vizinhos”. Em declarações feitas no Vaticano, o primeiro papa americano da história defendeu um diálogo franco e produtivo entre os líderes, com o objetivo de prevenir a violência e minimizar o sofrimento do povo cubano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fala do Papa ocorre em um contexto de crescente pressão, impulsionada pelas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que intensificou suas ameaças contra Cuba após a operação realizada no início do mês em Caracas. A ação, que visava o aliado de Havana e principal fornecedor de energia do país, acirrou ainda mais as tensões na região.
Leão XIV também expressou o desejo de que os Jogos Olímpicos de Inverno, que se iniciam na próxima sexta-feira, 6 de janeiro, em Milão-Cortina, sirvam como catalisadores para “gestos concretos de distensão e diálogo”. O Papa acredita que eventos esportivos de grande porte transmitem uma forte mensagem de fraternidade e renovam a esperança por um mundo em paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele ressaltou que a “trégua olímpica” é um costume antigo que acompanha o desenvolvimento dos Jogos, que se estenderão de 6 a 22 de fevereiro, com os Jogos Paralímpicos seguindo de 6 a 15 de março. O pontífice instou aqueles que exercem autoridade e buscam a paz entre os povos a aproveitarem esta oportunidade para promover gestos concretos de diálogo e reconciliação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
