Em entrevista ao portal norte-americano Variety, o Pontífice revelou seus quatro filmes favoritos. A conversa ocorreu pouco antes do World of Cinema, um evento especial organizado pelo Vaticano no último sábado, 15. O evento visava uma aproximação com Hollywood.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Papa recebeu cerca de 200 profissionais do cinema, incluindo atores como Cate Blanchett, Viggo Mortensen e Monica Bellucci, além do diretor e roteirista Spike Lee, que lhe presenteou com uma camiseta do time de basquete New York Knicks.
O Pontífice descreveu o evento como um lugar onde o homem pode voltar a olhar para si mesmo e para o seu destino. Não é a primeira vez que o Vaticano realiza um encontro similar. Em 2024, o Papa Francisco recebeu 100 atores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lista de Filmes Favoritos
“Nossa época precisa de testemunhas de esperança, beleza e verdade: vocês, com seu trabalho artístico, podem ser essas testemunhas”, declarou Leão XIV aos artistas.
A lista de filmes favoritos do Pontífice inclui:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
- A Felicidade Não se Compra (1946), dirigido por Frank Capra. O filme aborda a esperança e acompanha Clarence, um espírito candidato a anjo, que recebe a missão de ajudar George Bailey, um homem desiludido à beira do suicídio.
- A Noviça Rebelde (1965), um musical clássico de Robert Wise, que ganhou o Oscar de Melhor filme. A trama se passa nos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra, e mostra uma noviça que não consegue se adaptar às regras do convento.
- Gente Como a Gente (1980), também com diversas nomeações e premiações no Oscar, que trata de culpa e redenção quando a morte acidental do filho mais velho de uma família coloca uma profunda tensão na relação entre a mãe áspera, o pai atencioso e o filho mais novo que sente que devia ter morrido no lugar do irmão.
- A Vida é Bela (1997), um longa-metragem italiano, o mais recente da lista do Papa, apesar de não abordar a temática religiosa de forma direta, também fala sobre esperança e foi amplamente premiado. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, quando o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da esposa, o pai precisa usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que é tudo uma grande brincadeira, para protegê-lo do terror e da violência ao redor.
O filme “A Vida é Bela” está disponível no Prime Video.
