River Plate, Universidad de Chile, Bolívar, Cerro Porteño e Sporting Cristal se classificaram à fase seguinte do torneio da Conmebol.
O Palmeiras terá uma missão extremamente difícil para avançar à final da Copa Libertadores. Após uma derrota de 3 a 0 para a LDU, em Quito, o time de Abel Ferreira precisa de um “milagre” para reverter a situação no jogo de volta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas cinco equipes que perderam por três ou mais gols de diferença na primeira partida da Libertadores conseguiram uma reviravolta no jogo de volta. Esse feito é ainda mais raro quando analisado apenas o século 21, em que ocorreu somente duas vezes.
O caso mais recente aconteceu há quase uma década. Em 2017, o River Plate foi derrotado por 3 a 0 pelo Jorge Wilstermann na altitude de 2.500 metros de Cochabamba, na Bolívia. Os argentinos não demonstraram o mesmo desempenho em Buenos Aires, sofrendo uma goleada de 8 a 0 e se classificando para as semifinais, vencidas pelo Grêmio.
A Universidad de Chile também realizou um feito histórico, atropelando o Deportivo Quito em Santiago após ser derrotado por 4 a 1 no primeiro jogo. Os chilenos venceram por 6 a 0 e garantiram a classificação para a fase seguinte.
Os outros casos ocorreram no século 20, com viradas do Bolívar, Cerro Porteño e Sporting Cristal. Nunca um time brasileiro conseguiu reverter um placar de três gols de diferença sofrido no jogo de ida na história da Libertadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A LDU também venceu a partida de ida por três gols de diferença em outras duas oportunidades: contra o Peñarol, em 2005, e diante do Atlético Nacional, em 2006. Em ambas as ocasiões, o time de Quito avançou de fase.
Independentemente do resultado do jogo de volta, a partida desta quinta-feira (23) entrou para a história. A LDU foi o primeiro time a fazer três gols no Palmeiras em um primeiro tempo de jogo da Libertadores. Trata-se também da maior derrota de um time brasileiro para um estrangeiro nas fases semifinais ou final do torneio da Conmebol.
Apesar do cenário desfavorável, o técnico Abel Ferreira demonstrou confiança na classificação. “Temos 90 minutos no Allianz Parque. E 90 minutos é muito tempo. Hoje damos os parabéns ao nosso adversário porque foram melhores. O Palmeiras não esteve em sua média.
Eu acredito que é possível em nossa casa fazer o mesmo número de gols de hoje ou mais”, disse o treinador português em entrevista coletiva.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!