Ouro fecha 2023 em baixa, mas avança 64% em 2024 com incertezas globais. Mercado atento a Fed e tensões geopolíticas, como ataque na Ucrânia.
O ouro apresentou uma sessão de baixa nesta quarta-feira (31), marcando o último dia de negociação em 2023. Apesar da queda observada, o metal registrou ganhos significativos em 2024, impulsionado por fatores como incertezas tarifárias, tensões geopolíticas e o aumento dos estoques mantidos pelos bancos centrais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A liquidez reduzida do mercado, devido à véspera do feriado de Ano Novo, exerceu pressão sobre os preços do metal precioso.
Um novo aumento no requisito de margem para futuros da commodity contribuiu para a pressão de baixa no mercado de ouro. Na Comex, divisão de metais da Nymex (bolsa de Nova York), o ouro para março encerrou em baixa de 1%, atingindo US$ 4.341,10 por onça-troy.
Em dezembro de 2024, o ouro avançou 1,8%. Em 2024, o metal experimentou um crescimento expressivo, com um aumento de cerca de 64%, representando a maior alta anual desde 1979. A prata também apresentou um desempenho positivo, subindo 24% neste mês e atingindo um pico de US$ 80 no início da semana.
Dados divulgados pelo Banco Central Americano (Fed) indicaram um tom mais conservador, com a possibilidade de manutenção dos juros em níveis elevados no próximo encontro do banco central em janeiro. As apostas de mercado apontavam para uma probabilidade de 82,8% de manutenção dos juros no próximo mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A corretora XS destaca que a alta do ouro em 2024 refletiu preocupações macroeconômicas, além de impulsionar o metal para uma zona de alta avaliação, tornando o mercado mais sensível a fatores corretivos de curto prazo. Incertezas em relação a políticas tarifárias e conflitos geopolíticos também contribuíram para o desempenho do metal.
Um ataque recente na Ucrânia, que atingiu edifícios residenciais e a rede elétrica de Odesa, gerou dúvidas sobre o possível acordo de paz para a região. A situação geopolítica complexa influencia a percepção de risco e, consequentemente, o comportamento do mercado de ouro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!