Orçamento de 2026: Investimentos em Ciência e Comunicações sofrem redução. Analistas apontam queda de 5% nos recursos para Ciência e Tecnologia.
O relatório setorial para as áreas de Ciência, Tecnologia e Comunicações no Orçamento de 2026 (PLN) contempla recursos para dois ministérios, totalizando R$ 17,8 bilhões. Apesar desse montante, o valor representa uma diminuição de 5% em comparação com o orçamento de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador Beto Faro (PT-PA), responsável pela análise setorial, informou que, em relação ao orçamento autorizado para 2025, houve um aumento de 14,7% nas dotações destinadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele ressaltou que a priorização de áreas estratégicas, como pesquisa científica, inovação tecnológica, inclusão digital e ampliação do acesso à informação, foi um ponto central na definição das alocações.
No entanto, a análise dos investimentos revela uma situação diferente. Houve uma queda de 17% no Ministério da Ciência e Tecnologia, e uma redução ainda maior de 56% no Ministério das Comunicações. O relator setorial explicou que a adoção de um critério de atendimento foi necessária para lidar com as emendas parlamentares, devido à disparidade entre as demandas e os recursos disponíveis, que foram limitados por um corte linear de 0,8% estabelecido no relatório preliminar do orçamento.
Um total de 123 emendas parlamentares foram apresentadas, sendo 108 individuais. O relator setorial, com o apoio do deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), responsável pela elaboração da proposta final, considerou o valor total das emendas aprovadas, que somam R$ 222,1 milhões, como parte do processo de consolidação do orçamento.
Os 16 relatórios setoriais serão examinados pela Comissão Mista de Orçamento. Os textos produzidos servirão de base para o deputado Isnaldo Bulhões Jr. na construção da proposta final do Orçamento de 2026. A votação final está prevista para o final do ano legislativo, após negociações entre os líderes do Congresso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!