Oposição usa IA para homenagear Lula em enredo polêmico da Acadêmicos de Niterói!

Oposição usa IA para homenagear Lula em Niterói! Imagens geradas criam polêmica em enredo da Acadêmicos de Niterói. Debate sobre IA e representatividade

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Oposição Utiliza Imagens de IA para Homenagear Lula em Enredo da Acadêmicos de Niterói

Na segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, diversos políticos da oposição utilizaram imagens geradas por inteligência artificial em suas redes sociais para promover o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói. As imagens, que retratavam “famílias conservadoras” ou “famílias em conserva”, faziam referência a uma das alas da agremiação, que homenageava o presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O enredo, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, foi uma iniciativa da Acadêmicos de Niterói. A ala da escola de samba escolhida para apresentar o enredo contou com a participação de quatro representantes de grupos que defendem o neoconservadorismo: o agronegócio, uma representante da classe alta, defensores da ditadura militar e membros da comunidade evangélica.

A fantasia da ala consistia em uma lata de metal com o desenho de uma família composta por um pai, uma mãe e duas crianças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A escolha dos representantes da Acadêmicos de Niterói visava refletir a diversidade de opiniões dentro do movimento neoconservador. A iniciativa gerou debates sobre a utilização de ferramentas de inteligência artificial em campanhas políticas e a representação de diferentes grupos sociais em eventos culturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile