Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Operação EUA Captura Maduro em Manhã de Sábado, Gerando Crise Internacional

Operação EUA Captura Maduro em Manhã de Sábado, Gerando Crise Internacional

Operação nos EUA levanta questionamentos internacionais: Maduro sob custódia nos EUA. A Casa Branca divulgou vídeo do líder venezuelano, escoltado por agentes da DEA, em situação de “perp walk”. Acusações de envolvimento em tráfico de drogas e crimes com armas são retomadas

Por: redacao

04/01/2026 7:02

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Operação nos EUA Levanta Questionamentos Internacionais

Na noite de sábado (3.jan.2026), a página oficial da Casa Branca na plataforma X publicou um vídeo que mostra o que aparenta ser o líder da Venezuela (PSUV, esquerda) sob custódia nos Estados Unidos. As imagens mostram o indivíduo, vestindo um casaco preto com capuz, escoltado por três agentes da Agência de Combate a Drogas (DEA), algemado e segurando uma garrafa de água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele caminha por um corredor, em cujo chão é possível ler as inscrições “DEA NYD”.

A página “resposta rápida” escreveu “perp walk”, uma expressão que significa “desfile do prisioneiro”, que caracteriza a prática de levar um suspeito algemado, escoltado, de forma visível para o registro da imprensa. Maduro , nos EUA, junto à mulher, .

Ambos foram capturados em Caracas em uma operação conduzida pelas Forças Armadas norte-americanas. Segundo o New York Times, o casal foi transferido inicialmente para a base naval de Guantánamo e, depois, levado de avião até o Estado de Nova York.

Chegada e Implicações Legais

Na chegada a Manhattan, o casal seguiu de helicóptero e pousou pouco antes das 19h (horário local; 21h em Brasília) em um heliporto às margens do rio Hudson. De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Maduro deverá responder na Justiça federal, em Manhattan, a acusações de envolvimento com tráfico internacional de drogas e crimes relacionados a armas.

Leia também:

HHS Retira Recomendações de Vacinação Infantil: Críticas e Preocupações Urgem

HHS Retira Recomendações de Vacinação Infantil: Críticas e Preocupações Urgem

Jornalistas Detidos em Caracas: Preocupação com a Liberdade de Imprensa

Jornalistas Detidos em Caracas: Preocupação com a Liberdade de Imprensa

Estados Unidos Capturam Maduro na Operação Militar na Venezuela

Estados Unidos Capturam Maduro na Operação Militar na Venezuela

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um novo indiciamento foi tornado público neste sábado e inclui, além do presidente venezuelano, integrantes de sua família e aliados políticos.

Acusações e Negações

O processo retoma acusações já apresentadas em 2020, que indicam suposta participação do líder venezuelano em esquemas de narcotráfico e cooperação com grupos armados estrangeiros. Maduro nega as acusações.

Intervenção Temporária e Reações

Após a operação, o presidente dos EUA, (Partido Republicano), afirmou que o país pretende assumir temporariamente a administração da Venezuela e explorar suas reservas de petróleo. O ATAQUE Trump anunciou no sábado (3.jan.2026), em seu perfil na rede Truth Social, que o país realizou uma .

O general Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, afirmou que Trump ordenou a captura de Maduro na noite da 6ª feira (2.jan.2026). A operação foi realizada na madrugada de sábado (3.jan).

Ataques e Questionamentos Legais

Junto ao vídeo, a página “resposta rápida” escreveu “perp walk”, uma expressão que significa “desfile do prisioneiro”, que caracteriza a prática de levar um suspeito algemado, escoltado, de forma visível para o registro da imprensa. Helicópteros militares dos EUA transportaram tropas para Caracas, capital venezuelana para capturar Maduro.

A missão durou cerca de duas horas e 20 minutos. Há questionamentos quanto ao fato de os EUA fazerem uma operação militar em outro país sem aprovação do da (Organização das Nações Unidas). Trump diz que isso é desnecessário. Mas também há dúvidas sobre o descumprimento de leis dos EUA.

A operação deveria ter sido previamente aprovada pelo Congresso dos EUA.

Reações e Perspectivas Futuras

O secretário de Estado, , declarou que não foi possível comunicar os congressistas com antecedência. É incerto se houve mortes e feridos na ação. Até a publicação desta reportagem, autoridades venezuelanas não haviam divulgado números, mas afirmaram que civis morreram durante a operação.

Segundo o New York Times, foram ao menos 40 mortes. Um oficial norte-americano disse que não houve baixas entre militares dos EUA. Não falou sobre eventuais mortes venezuelanas.

Intervenção e Relações Internacionais

No início da tarde de sábado (3.jan.2026), Trump a jornalistas que os Estados Unidos assumiriam temporariamente a administração do país até que uma transição política fosse definida. Não detalhou como isso seria feito, concentrando-se em declarações sobre a .

Pela Constituição venezuelana, o poder deveria ser exercido pela vice-presidente, . Trump disse que Rubio conversou com Rodríguez e que ela manifestou disposição para cooperar com ações lideradas pelos EUA. Sobre a líder oposicionista , vencedora do de 2025, Trump que ela não teria apoio político suficiente para governar a Venezuela.

Em pronunciamento ao vivo no fim da tarde de sábado (3.jan), Rodríguez as declarações de Trump, classificou a ação dos EUA como violação da soberania venezuelana e afirmou que Maduro continua sendo o presidente legítimo do país. A vice também declarou que a Venezuela está aberta a uma relação respeitosa com o governo Trump, desde que baseada no direito internacional. “Esse é o único tipo de relação possível.

Não seremos colônia de nenhum outro país”, disse.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Crimes InternacionaisMaduroOperação Nos EuaPerp WalkVenezuela
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Futebol Internacional

Micael reforça o Inter Miami: zagueiro se junta ao "grande elenco" da MLS

07/01/2026 19:40 | 1 min de leitura

● Bruno Mars lança novo álbum “The Romantic” e anuncia data de estreia!

07/01/2026 20:03 | 1 min de leitura

● Corinthians Resolve Dívidas e Contrata Gabriel Paulista para Transferências

07/01/2026 21:02 | 1 min de leitura

● Trump autoriza projeto de sanções à Rússia e Brasil no Congresso

07/01/2026 22:12 | 1 min de leitura

● Brasil dispara nas exportações de carne bovina em 2025: fatia recorde no mercado global

07/01/2026 20:24 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!