Operação Conjunta Destrói Esconderijos de Armas do Estado Islâmico na Síria

Operação Conjunta destrói esconderijos de armas do Estado Islâmico na Síria. Militares dos EUA e Síria realizaram operação de 4 dias (24 a 27/11/2025) em Rif Damashq. Alvo: 15 depósitos de armas do EI

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Operação Conjunta Destrói Esconderijos de Armas do Estado Islâmico na Síria

Militares dos Estados Unidos e Síria realizaram uma operação conjunta de quatro dias, entre os dias 24 e 27 de novembro de 2025, com o objetivo de destruir 15 esconderijos de armas do Estado Islâmico na província de Rif Damashq, no sul da Síria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação foi coordenada pelo Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), que divulgou informações sobre a operação no domingo, 30 de novembro de 2025.

Durante a operação, as forças militares utilizaram ataques aéreos e detonações terrestres coordenadas para identificar e neutralizar os depósitos de armamentos do grupo extremista. O objetivo principal era garantir a sustentabilidade dos avanços já conquistados contra o Estado Islâmico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes da Operação

A operação resultou na destruição de uma vasta quantidade de armamento, incluindo mais de 130 morteiros e foguetes, além de diversos fuzis de assalto, metralhadoras e materiais para a fabricação de dispositivos explosivos improvisados. A ação ocorreu em um contexto de esforços contínuos do governo sírio para combater células remanescentes do Estado Islâmico.

Encontros Diplomáticos e Sanções

A operação foi precedida por conversas entre o presidente dos Estados Unidos e o presidente sírio, que também envolveram o anúncio de uma extensão de 180 dias da suspensão das sanções Caesar, imposta anteriormente ao líder do Estado Islâmico, al-Sharaa, que antes era considerado terrorista estrangeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O compromisso foi estabelecido durante um encontro em Washington em 10 de novembro.

Contexto Operacional

O governo sírio havia intensificado operações preventivas em todo o país contra células do Estado Islâmico, buscando conter a influência do grupo extremista, que impunha um regime rigoroso sobre milhões de pessoas na Síria e no Iraque. A operação conjunta representou um esforço adicional para consolidar os ganhos já obtidos.

Sair da versão mobile