Opep+ aumenta produção de petróleo em novembro, após cortes de 2023

Ministros de Energia definem cortes voluntários em 2023 para manter preços do petróleo bruto estáveis.

05/10/2025 13:07

1 min de leitura

Opep+ aumenta produção de petróleo em novembro, após cortes de 2023
(Imagem de reprodução da internet).

Opep+ Aumenta Produção de Petróleo em Novembro

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), com a liderança da Arábia Saudita e da Rússia, anunciou um novo aumento na produção de petróleo bruto para o mês de novembro. A decisão, tomada em 137 mil barris diários (bd), representa o oitavo aumento consecutivo desde abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi tomada em uma videoconferência com a participação dos ministros de Energia dos países membros: Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã. Em 2023, o grupo já havia implementado cortes voluntários para manter os preços do petróleo em níveis favoráveis.

Este aumento representa um ajuste de mais de 2,5 milhões de barris diários (mbd), o que corresponde a aproximadamente 2,4% da demanda global. A Opep+ busca reverter cortes voluntários de 2023, incluindo um de 2,2 mbd liderado por Arábia Saudita e Rússia, e outro de 1,65 mbd compartilhado pelos oito países.

Após a reversão dos cortes anteriores, o aumento de 137 mil bd é motivado pelo corte de 1,65 mbd. Analistas consideram essa medida uma mudança na estratégia da Opep+, impulsionada pela Arábia Saudita, com o objetivo de recuperar participação de mercado, mesmo que isso signifique preços mais baixos, em vez de manter cotações elevadas através de cortes drásticos na produção.

A pressão do governo dos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, também influenciou a decisão. A Opep+ enfatiza a importância de monitorar continuamente as condições do mercado e manter flexibilidade para ajustar a produção.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, houve especulações sobre um aumento ainda maior na produção para novembro, chegando a 500 mil bd. A Opep+ classificou essas informações como imprecisas e enganosas, uma declaração incomum para a organização.

Petróleos de referência, como o WTI, registraram fortes quedas devido à expectativa de maior produção da Opep+ e à desaceleração da economia americana, causada por questões governamentais.

Autor(a):