ONU alerta para violações de direitos humanos na Venezuela após intervenção EUA. Autoridades impõem restrições e suspensão de direitos. Crise humanitária intensificada
O Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos emitiu um comunicado nesta terça-feira (6), expressando sérias preocupações com a escalada da instabilidade política e militar na Venezuela, desencadeada pela intervenção americana no último sábado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A organização alerta para o potencial de agravamento da situação dos direitos humanos no país, que já enfrenta “violações prolongadas”.
A declaração do estado de “comomoração exterior” pelas autoridades venezuelanas, um tipo inédito de estado de exceção, autoriza restrições à livre circulação de pessoas e o confisco de bens considerados necessários para a defesa nacional.
Além disso, suspende o direito de reunião e protesto, segundo o comunicado.
O órgão apela para que as autoridades americanas e venezuelanas, juntamente com a comunidade internacional, garantam o respeito ao direito internacional, incluindo os direitos humanos. O comunicado enfatiza a deterioração contínua dos direitos humanos na Venezuela ao longo de aproximadamente uma década.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Organizações Não Governamentais, como o Comitê pela Liberdade dos Presos Políticos, relataram ações de “intimidação”, incluindo revistas arbitrárias e detenções injustificadas de pessoas, decorrentes do desdobramento de forças de segurança.
O Escritório do Alto Comissariado ressalta que a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela minou um princípio fundamental do direito internacional: a proibição de que os Estados usem a força contra a integridade territorial ou a independência política de outros países.
O comunicado destaca que a prestação de contas por violações de direitos humanos não pode ser alcançada por meio de intervenções militares unilaterais.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!