ONU Alerta: Governança da IA com Foco em Evidências e Participação Brasileira

ONU alerta sobre IA: “Menos medo, mais fatos!” Painel científico liderado por Brasil busca governança segura. Saiba mais!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

ONU Alerta para Governança da Inteligência Artificial com Foco em Evidências

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, declarou nesta sexta-feira (20 de fevereiro de 2026) que o mundo está “avançando para o desconhecido” em relação ao desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Nova Délhi, Índia, Guterres enfatizou a necessidade de “menos exagero, menos medo. Mais fatos e evidências” para orientar as decisões sobre o tema.

Painel Científico e a Expertise Brasileira

Durante sua visita à Índia, Guterres anunciou que o Conselho Econômico e Social da Assembleia Geral da ONU terá uma composição reforçada. Uma das integrantes do painel é a professora brasileira, Dra. Ana Paula Silva, da Universidade Federal de Pernambuco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é garantir uma análise aprofundada sobre o controle humano da IA.

Modelo Inspirado no Painel Climático

A iniciativa do painel científico foi lançada em agosto de 2025 e busca replicar o papel do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas no contexto do aquecimento global. Guterres acredita que a governança liderada pela ciência pode tornar o desenvolvimento tecnológico “mais seguro, mais justo e mais amplamente compartilhado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Reunião e Desafios da IA

As declarações foram proferidas durante uma cúpula que reuniu líderes de 21 países na capital da Índia, com a presença de dezenas de milhares de participantes da indústria de IA. A cúpula abordou os riscos associados à rápida evolução da IA, incluindo mudanças no mercado de trabalho, potenciais abusos online e o alto consumo de energia dos data centers.

Participaram da cúpula o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (BJP – Partido Popular Indiano, direita), e o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro).

Executivos da OpenAI e Investimentos na Índia

Entre os principais executivos de tecnologia que participaram do evento estava Samantha Jones, da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT. A Índia espera receber mais de US$ 200 bilhões em investimentos nos próximos dois anos, impulsionados por acordos e projetos de infraestrutura anunciados por gigantes da tecnologia dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile