Desaceleração da Carga no Sistema Elétrico Projetada para Janeiro
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta uma desaceleração na demanda de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) para o mês de janeiro, com um avanço estimado de 1,6% – equivalendo a 84.631 MW médios. Essa expectativa representa uma redução em relação aos 2,3% registrados na semana anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As reduções na demanda são previstas principalmente nas regiões Nordeste (7,8%), Norte (7,1%) e Sudeste/Centro-Oeste (-0,1%). A expectativa reflete uma análise do cenário energético nacional.
Três subsistemas do SIN apresentarão Energia Natural Afluente acima de 60% da Média de Longo Termo: Sul (83%), Norte (66%) e Sudeste/Centro-Oeste (64%). Essa métrica indica a disponibilidade de energia natural em relação à média histórica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, a principal razão para essa revisão na projeção é a queda nas temperaturas, especialmente no Sudeste. A diminuição do calor reduz o uso de sistemas de refrigeração, como ar-condicionado, impactando diretamente o consumo de energia elétrica.
“A queda das temperaturas em diversas regiões do país, com destaque para o Sudeste, em função da chegada de uma frente fria, influenciou diretamente na demanda da carga. Estamos monitorando de perto essa situação para implementar as medidas necessárias, garantindo o fornecimento contínuo de energia e a estabilidade do SIN,” declarou Marcio Rea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
