Falha no sistema Ibiúna-Baterias C2 causa desligamento incorreto de circuitos. Incêndio na linha de transmissão de 500 kV.
Análises preliminares, discutidas em reunião entre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apontam para uma falha na proteção da Subestação Baterias como causa do desligamento em diversas linhas de transmissão. O incidente ocorreu na madrugada da terça-feira (14), com a detecção de um incêndio na linha de transmissão de 500 kV Ibiúna-Baterias C2.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falha impediu que o sistema isolasse corretamente a falha original, resultando em um desligamento incorreto de outros circuitos. Essa ação levou à desconexão da região Sul do País do Sistema Interligado Nacional (SIN), que naquele momento exportava aproximadamente 5 mil megawatts (MW).
Para restabelecer o equilíbrio, o ONS implementou o corte automático de carga em outras regiões e o desligamento de geradoras localizadas no Sul. O processo de normalização ocorreu entre 0h35 e 2h15.
O ONS agendará uma nova reunião para 28 de outubro, com o objetivo de apresentar o relatório final sobre a ocorrência.
Com informações do Estadão Conteúdo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicado por Fernando Dias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.