OMS Lança Primeira Diretriz sobre Terapias com GLP-1 para Obesidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, sua primeira diretriz sobre o uso de terapias com peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1), como Ozempic e Mounjaro, frequentemente referidas como canetas emagrecedoras para o tratamento da obesidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento completo está disponível em inglês (PDF – 200 kB). A organização reconhece a obesidade como um grande desafio global de saúde, com o compromisso de apoiar países e indivíduos no controle eficaz e equitativo da condição.
“A obesidade é um grande desafio global de saúde que a OMS está empenhada em enfrentar, apoiando países e pessoas em todo o mundo para controlá-la de forma eficaz e equitativa. Nossas novas diretrizes reconhecem que a obesidade é uma doença crônica que pode ser tratada com cuidados abrangentes e ao longo da vida”, declarou o diretor-geral da organização, , no .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A diretriz enfatiza a importância de uma abordagem holística para o tratamento da obesidade.
Segundo dados da OMS, a obesidade contribuiu para 3,7 milhões de mortes em todo o mundo em 2024. A organização projeta que, sem intervenções significativas, o número de pessoas com obesidade poderá dobrar até 2030. A diretriz da OMS inclui, a partir de setembro de 2025, as terapias com GLP-1 na lista de medicamentos essenciais para o tratamento do diabetes tipo 2 em grupos de alto risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A nova diretriz emite recomendações condicionais para o uso dessas terapias no apoio a pessoas com obesidade, como parte de uma estratégia abrangente que integra dietas saudáveis, atividade física regular e acompanhamento profissional. A organização ressalta que, embora a medicação possa auxiliar na superação da obesidade, ela não representa a solução para a crise global de saúde.
A OMS acredita que, combinada com outras intervenções, as terapias com GLP-1 podem beneficiar milhões de indivíduos.
