Chery anuncia nova montadora no Brasil e intensifica a disputa no mercado automotivo chinês.
O mercado brasileiro de veículos tem se tornado cada vez mais competitivo, com marcas de origem chinesa desempenhando um papel de destaque. A Chery, em particular, se destaca como um dos principais exemplos de investimento chinês no setor automobilístico nacional.
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A Chery lançou recentemente os modelos Omoda E5 e Jaecoo 7 no Brasil, e com bom desempenho, a marca já prevê mais dois lançamentos ainda neste ano, incluindo o Omoda 4, com chegada prevista para 2026. A expectativa é que a marca se posicione entre as 10 mais vendidas no país até o fim de 2026.
Desde sua criação em 2022, a Omoda Jaecoo já está presente em mais de 40 países, com mais de 510 mil vendas acumuladas, sendo considerada a montadora com o crescimento mais rápido no mundo. As vendas mensais da marca já ultrapassam as mil unidades, conforme declarado por Si Fenghuo, vice-presidente da Chery Internacional e CEO da Omoda Jaecoo no Brasil.
Além da Chery, mais de uma dúzia de marcas chinesas já atuam no Brasil. A GWM inaugurou sua fábrica em Iracemápolis, enquanto a Chery, JAC e BYD já se instalaram no país. Outras marcas, como Neta, Omoda & Jaecoo, GAC e Zeekr, ocupam o mercado brasileiro via importação direta, e marcas como Changan, FAW, Dongfeng e BAIC avaliam o potencial do mercado nacional.
Segundo a Anfavea, os veículos chineses representam 35% dos importados no Brasil entre janeiro e setembro deste ano. Excluindo os países com acordos comerciais, esse percentual aumenta para 48%.
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As montadoras chinesas estão investindo no Brasil, com a GWM projetando um investimento de R$ 10 bilhões até 2032 e a Chery estudando a utilização da planta desativada da Caoa Chery em Jacareí para a produção da Omoda & Jaecoo.
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