Grupo busca fechar negócio de US$ 13,5 bilhões e expandir operação de mídia em até 60%. Aguarda aprovação final.
A Omnicom está prestes a concluir a aquisição do Interpublic Group (IPG) até o final de novembro, em um acordo que totaliza US$ 13,5 bilhões. Essa transação consolidará a maior holding global de publicidade em receita, ultrapassando as posições atuais do Publicis Groupe e da WPP.
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O negócio depende da aprovação final da União Europeia, o último órgão a analisar o caso. Já recebeu autorização nos Estados Unidos, pela Federal Trade Commission (FTC), em setembro, e no Reino Unido, pela Competition and Markets Authority (CMA), em agosto.
No último trimestre, a Omnicom reportou uma receita de US$ 4 bilhões, com um aumento de 4% em comparação com o ano anterior. O crescimento orgânico foi de 2,6%. As regiões que impulsionaram esses resultados foram América Latina (27,3%), Estados Unidos (4,6%), Oriente Médio e África (5,9%) e Reino Unido (3,7%). O lucro operacional atingiu US$ 530,1 milhões, com uma queda de 11,7% em relação ao ano anterior.
Em teleconferência com analistas, o chairman e CEO do Omnicom, John Wren, destacou que as principais sinergias com a IPG se concentram no negócio de mídia, no portfólio de saúde e na vertical de marketing de precisão. Ele também enfatizou o reforço da disputa do grupo no uso de inteligência artificial (IA) aplicada ao marketing. A empresa planeja lançar o Omni Plus, um sistema operacional de marketing que incorporará ativos da IPG, como a Acxiom.
Wren projetou que o negócio de mídia e publicidade do Omnicom poderá crescer entre 50% e 60% com a incorporação da IPG. A divisão já havia avançado 9% no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior. Ele ressaltou que os orçamentos não foram reduzidos e que os resultados demonstram o potencial da aquisição.
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Outras áreas apresentaram resultados inferiores, como a divisão de saúde (recuo de 2%), branding e comércio no varejo (queda de 17%) e marketing de precisão (crescimento menor que 1%). Wren reconheceu que a unidade de consultoria enfrentou desafios, mas espera melhorias.
O CEO enfatizou que o framework agentivo do Omnicom é a plataforma de crescimento mais rápido da história do grupo. O lançamento oficial ocorrerá na CES, em janeiro. A tecnologia já auxiliou a empresa a conquistar uma nova conta no setor automotivo.
Para garantir a aprovação do negócio, Omnicom e IPG concordaram com a FTC que proíbe o direcionamento de investimentos publicitários com base em visões políticas ou ideológicas, visando proteger a segurança das marcas.
Os custos de integração também estão sendo considerados, com despesas de SG&A ligadas ao acordo somando US$ 61 milhões no trimestre e pagamentos relacionados a aquisições atingindo US$ 88 milhões.
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