Mercado internacional deve crescer 2,4% em 2025, mas projeção para 2026 é revisada para 0,5% de queda.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou suas projeções para o comércio mundial, indicando um aumento de 2,4% em 2025, em comparação com a previsão anterior de 0,9%. Essa mudança reflete o impacto das tarifas implementadas pela administração do presidente Donald Trump e o aumento das importações americanas. A OMC tem ajustado suas estimativas ao longo do ano devido à incerteza em torno do impacto dessas novas tarifas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As novas previsões apontam para um crescimento menor de 0,5% em 2026, uma redução em relação à estimativa de 1,8% previamente estabelecida. O crescimento das exportações mundiais de serviços também é revisado, passando de 6,8% em 2024 para 4,6% em 2025 e, posteriormente, para 4,4% em 2026.
“A resiliência do comércio em 2025 se deve em grande parte à estabilidade oferecida pelo sistema de comércio multilateral baseado em regras”, afirmou a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em um comunicado. “As perturbações atuais do sistema comercial mundial são um chamado à ação para que as nações repensem o comércio e estabeleçam conjuntamente bases mais sólidas que conduzam a uma maior prosperidade para todos”.
Economistas da OMC projetam um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial de 2,7% em 2025 e de 2,6% em 2026. Inicialmente, a OMC havia estimado uma queda de 1,5% no volume do comércio mundial de mercadorias em 2025, devido à política tarifária de Trump, que impôs uma tarifa básica de 10% a todos os países, com taxas mais elevadas para aqueles cujas exportações para os EUA ultrapassavam as importações procedentes desse país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!