O Observatório do Clima (OC) lançou nesta segunda-feira (18) a plataforma Eunice – sigla para Espaço Unificado de Informação Climática e Engajamento. A iniciativa visa facilitar o acesso à informação e ampliar a compreensão pública sobre as mudanças climáticas por meio de um site ilustrado e material impresso, com linguagem acessível e recursos gráficos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No lançamento, o projeto disponibiliza um manual básico com 14 capítulos, que podem ser acessados gratuitamente. Os conteúdos são apresentados como se estivessem organizados em bairros de uma cidade: cada seção relaciona o passado, o presente e o futuro do clima e aborda temas como política, economia, aquecimento global, geoengenharia e negociações climáticas.
A plataforma recebeu esse nome em homenagem à cientista americana Eunice Foote (1819â1888), que identificou a ligação entre os gases atmosféricos e a radiação infravermelha três anos antes do irlandês John Tyndall, geralmente creditado pela descoberta do efeito estufa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O material foi desenvolvido para auxiliar educadores, gestores públicos e privados da área da educação, estudantes, vestibulandos, universitários, jornalistas e demais interessados no tema. A versão impressa da plataforma está disponível no kit da Estação Central da COP, campanha do OC voltada à mobilização popular para a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em novembro em Belém (PA).
Fonte por: Brasil de Fato
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE