O prazo para comprovar as informações no Prouni 2025/2 encerra na sexta-feira

A entrega de documentos na instituição de ensino pode ser feita de forma remota ou física.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os estudantes pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), para o segundo semestre de 2025, têm até sexta-feira (5) para apresentar a documentação comprobatória das informações fornecidas durante o processo de inscrição nas instituições de ensino superior privadas.

Os candidatos podem verificar se estão listados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni.

A lista de espera do Prouni 2025/2 destina-se aos candidatos que não foram aprovados nas fases regulares do programa ou que foram reprovados por não ocorrer a formação de turma na instituição de ensino superior selecionada.

O governo federal concede bolsas de estudo totalmente ou parcialmente (50% do valor da mensalidade) para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

Documentação

O estudante pré-selecionado pode apresentar os documentos pessoalmente, na instituição de ensino superior selecionada, ou eletronicamente, através da página da internet da entidade. A faculdade privada deverá emitir um formulário de comprovação da entrega da documentação, ao receber o candidato à bolsa.

LEIA TAMBÉM!

Até 12 de setembro, as instituições de ensino participantes devem informar se o candidato teve o registro reprovado ou aprovado. Em caso de aprovação, é necessário emitir o termo de concessão de bolsa.

As instituições de ensino superior privadas que optarem por realizar um processo seletivo próprio, já deverão ter informado formalmente os candidatos pré-selecionados sobre essa exigência.

É proibida a cobrança de qualquer tipo de taxa para a seleção dos candidatos ao Prouni.

Vagas e cursos

Para o segundo semestre de 2025, o ProUni disponibiliza mais de 211 mil bolsas. Deste total, aproximadamente 118 mil são integrais e 93 mil, parciais, que cobrem metade da mensalidade. As bolsas são destinadas a mais de 370 cursos oferecidos em 887 instituições de ensino superior privadas.

O curso superior de Administração apresentou a maior quantidade de bolsas de estudo (13.774), incluindo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Seguiram-se os cursos de Direito (13.152 bolsas), Pedagogia (11.339 bolsas) e Educação Física (8.939 bolsas). Para o curso de Medicina, foram oferecidas 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.

Prouni com 20 anos

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, o Programa Universidade para Todos visa atender estudantes que não possuem diploma de nível superior.

Em duas décadas, o governo federal alcançou mais de 3,5 milhões de estudantes. Destes, 2,5 milhões receberam bolsas de estudo totalmente gratuitas (100%), enquanto os demais obtiveram bolsas parciais, equivalentes a 50% do valor da mensalidade do curso.

O programa atende 632.503 estudantes, inscritos em 1.851 instituições de ensino superior privadas no Brasil. Deste grupo, 533.790 recebem bolsa integral, o que significa que estão frequentando a faculdade sem custos.

Fonte por: Brasil de Fato

Sair da versão mobile