O Papa Leão XIV santifica Carlo Acutis, o primeiro santo do milênio

Jovem que faleceu aos 15 anos após um quadro agudo de leucemia, ficou popularmente conhecido como “padroeiro da internet” por utilizar as redes sociais …

07/09/2025 6:42

3 min de leitura

O Papa Leão XIV santifica Carlo Acutis, o primeiro santo do milênio
(Imagem de reprodução da internet).

O papa Leão XIV canonizou neste domingo (7), na Praça de São Pedro, diante de dezenas de milhares de fiéis, Carlo Acutis, o jovem que faleceu em 2006 aos 15 anos e, assim, se torna o primeiro santo millennial, já conhecido como o “padroeiro da internet” por ter utilizado a web para divulgar a fé aos seus contemporâneos. Juntamente com Acutis (1991-2006), também foi proclamado santo Pier Giorgio Frassati (1901-1925).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prefeito do Dicastério para a Causa de Todos os Santos, Marcello Semeraro, proferiu as biografias dos dois beatos e solicitou sua inclusão no livro dos santos, conforme a tradição. Após a fórmula em latim da canonização lida pelo papa, houve fortes aplausos na Praça de São Pedro.

A celebração em São Pedro reuniu fiéis de diversas partes do mundo, notabilmente muitos jovens seguidores de Acutis que exibiam fotografias do adolescente, e também contou com a presença do presidente italiano, Sergio Mattarella. A família de Carlo Acutis, incluindo seus pais e irmãos, compareceu ao evento, e sua mãe, Antonia Salzano, ficou encarregada de apresentar o relicário contendo um fragmento do coração de seu filho.

Um adolescente com fé.

São Carlos Acutis, o primeiro santo millennial, nasceu em Londres em 3 de maio de 1991, onde residia devido ao trabalho de seu pai, e posteriormente a família se transferiu para Milão. Após receber a primeira comunhão aos sete anos, dedicou-se à Igreja. Sua frase conhecida era: “A Eucaristia é o meu caminho para o Céu”. Trabalhando com um estudante de engenharia de computação na página da paróquia, aprendeu a projetar e desenvolver páginas web, paixão que o levou, no verão de 2006, a criar um site para um projeto de voluntariado em sua escola e a colaborar na página da Pontifícia Academia Cultorum Martyrum, à qual sua mãe pertencia. Com seu computador, também elaborou um plano para recitar o terço.

Carlo era um adolescente gentil, alegre e animado. Não ocultava sua fé nem seu amor por Jesus. Estava ansioso para auxiliar seus colegas em situação de necessidade e, no bairro onde residia, ajudava os pobres que recebiam esmolas com sua amizade e uma parte de seu dinheiro. Ele afirmava: “Estar sempre unido a Jesus é meu plano de vida”, recordou Semeraro. Durante parte de suas férias de verão em Assis (Perugia), o jovem se sentiu muito próximo de São Francisco pelo respeito à Criação, pela busca da paz e pela dedicação aos mais necessitados.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outubro de 2006, diagnosticado com leucemia agressiva, Carlo faleceu aos 15 anos e 5 meses, em 12 de outubro do mesmo ano. Seu corpo foi exposto na Igreja de Spogliazione, em Assis, para a veneração de fiéis de todo o mundo. Carlo Acutis foi beatificado em 10 de outubro de 2020 na basílica de São Francisco de Assis, e, em 23 de maio, foi anunciado que o Papa havia aprovado o decreto para sua canonização.

Milagres

A Congregação para as Causas dos Santos considerou milagre necessário para sua beatificação a cura, inexplicável para alguns especialistas, que se verificou em 12 de outubro de 2013 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, envolvendo uma criança nascida em 2010 com malformação congênita do pâncreas. O segundo milagre relacionado à sua canonização está ligado a uma mulher da Costa Rica, que em julho de 2022 fez peregrinação ao túmulo de Acutis, em Assis, para orar pela cura de sua filha, que havia sofrido traumatismo craniano grave após queda da bicicleta.

Ademais, uma estudante jovem de Florença, Valeria, sofreu um traumatismo cranioencefálico e os médicos lhe ofereceram poucas perspectivas de recuperação. Sua mãe, Liliana, viajou até o túmulo de Carlo para rezar por sua intervenção e, no mesmo dia, sua filha iniciou a respirar independentemente.

Com informações da EFE.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):