O governo não autorizará que pequenos e médios produtores da Amazônia sofram prejuízos devido ao aumento nos preços, afirma Lula

Na terça-feira (9), o presidente chega a Manaus para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia).

09/09/2025 8:32

1 min de leitura

DF - LULA/REUNIÃO MINISTERIAL  - POLÍTICA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usa um boné com a inscrição "O Brasil   é dos Brasileiros" durante reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília,   nesta terça-feira, 26 de outubro de 2025. Lula disse nesta terça-feira, 26, que o   presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua agindo como um imperador e   fazendo ameaças ao mundo inteiro. "É uma coisa descabida", disse Lula no início da   reunião ministerial.   26/08/2025 - Foto: FáTIMA MEIRA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
DF - LULA/REUNIÃO MINISTERIAL - POLÍTICA - O presidente Luiz In...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em entrevista à Rede Amazônica, que nenhum produtor da Região Norte será afetado pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros definida pelos Estados Unidos. “Ninguém pequeno produtor de açaí, de mel, de castanha, será prejudicado porque o governo não vai permitir que pequenos e médios produtores sejam afetados por isso. Nós já criamos um fundo para ajudar a financiar quem possivelmente tem o problema”, afirmou o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na entrevista para a Rede Amazônica, Lula afirmou que o governo federal está combatendo o crime organizado que “chegou à Faria Lima”. “O crime organizado, hoje, está em tudo quanto é lugar. Está no futebol, na justiça, na política, está em todas as instituições. Fizemos uma operação, que foi a maior da história do Brasil feita contra o narcotráfico, e nós fomos chegar aonde? Na Faria Lima, nós fomos chegar nas fintechs, nessas empresas de jogos”.

O presidente Lula declarou que o governo está investindo em habitação e que a cúpula será realizada para apresentar a Amazônia a autoridades estrangeiras, em resposta às críticas sobre a rede hoteleira de Belém do Pará, que está hospedando participantes da COP30. A entrevista, feita na segunda-feira, foi divulgada na terça-feira. Lula desembarcará em Manaus para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), com o evento começando às 11h30, no horário de Brasília.

Luísa também declarou que tem a intenção de visitar, nas próximas semanas, o Território Indígena Yanomami, em Roraima. Segundo ela, os indígenas da região precisam “viver com dignidade” e serem tratados com respeito por parte do Executivo.

A declaração foi publicada pelo Estadão Contido.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):