O desfile cívico-militar tradicional do dia 7 de setembro incluirá a participação de movimentos sociais e populares

Acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com início previsto para as 9h.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Movimentos sociais e populares do Distrito Federal convidam a população a participar do tradicional desfile cívico-militar que ocorre na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em celebração ao Dia da Independência do Brasil, comemorado neste domingo (7). O desfile, com o tema “Brasil Soberano”, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades.

A soberania nacional será enfatizada em três eixos temáticos, com eixos intitulados: Brasil dos brasileiros, Brasil do futuro e ainda um terceiro eixo que aborda a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A programação incluirá também as tropas das forças armadas com desfiles motorizado e da cavalaria, a apresentação da pirâmide humana e da Esquadrilha da Fumaça e honras militares.

A participação de movimentos sociais com suas diretorias foi mobilizada para o desfile e ocupação das arquibancadas em demonstração do apoio à soberania e ao presidente Lula, conforme afirma Rodrigo Rodrigues, presidente da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF).

Lideranças de diversas organizações também ressaltaram a relevância política do momento. “Estamos vivendo um momento crucial da disputa política de nosso país. O dia 7 de setembro será um momento muito importante para reafirmar a defesa da soberania, reafirmar contra Bolsonaro e reafirmar a luta de um país soberano”, declarou Marco Baratto da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no DF (MST-DFE).

Grito dos Oprimidos

Imediatamente após o desfile oficial, os movimentos sociais intensificam a mobilização com o Grito dos Excluídos, manifestação tradicional que acontece em várias cidades do país desde 1995. O evento deste ano é coordenado por grupos como o Brasil Popular e a Povo Sem Medo, com concentração prevista para a Praça Zumbi dos Palmares, a partir das 10 horas. A ação visa promover a atenção às demandas das populações marginalizadas e defender questões como a soberania nacional, os direitos sociais e a democracia.

LEIA TAMBÉM!

Recomendações de segurança

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou o plano de segurança que será implementado no desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. A intenção é assegurar a segurança de moradores, visitantes e participantes das atividades programadas para o dia.

A Esplanada ficará interditada para o trânsito de veículos a partir das 23h de sábado (6), com a chance de ser adiada para as 15h ou 17h, conforme o movimento do público. No domingo (7), os portões de acesso ao público serão abertos às 6h. O Metrô-DF terá funcionamento antecipado, com início às 5h30.

Permissões concedidas.

O acesso ao evento será controlado, com revista pessoal em todos os pontos de entrada. A entrada será encerrada assim que a capacidade das arquibancadas for atingida. Os acessos liberados são:

Escadarias da Catedral, Bloco B e Bloco C: Via S1; Escadaria e túnel do Bloco J: Via N2.

O que não pode conduzir.

Para assegurar a segurança, é proibida a circulação com:

Animais (exceto cães-guia)

Armas de fogo, armas brancas, réplicas ou objetos perfurocortantes.

Explosivos, fogos de artifício, sprays/aerossóis e produtos inflamáveis

Vidro, latas, copos, borrachas, churrasqueiras e fogareiros

Capacetes, mastros, bastões, máscaras ou qualquer objeto que possa causar prejuízos.

Boxes, carrinhos, malas, caixas, mochilas ou bolsas grandes

Uso de substâncias ilícitas e drones sem autorização prévia

Qualquer coisa que ponha em risco a segurança ou a integridade dos presentes.

O que é permitido e o que é recomendado.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal sugere que o público compareça antecipadamente e traga: água em embalagens plásticas, alimentos leves, como frutas e sanduíches, protetor solar, chapéus e roupas leves, em razão da previsão de temperaturas elevadas.

Diversas manifestações de diferentes grupos políticos estão previstas para acontecerem ao longo do dia. A SSP-DF informou que os atos serão realizados em locais distintos para evitar confrontos e assegurar a ordem durante a programação.

Fonte por: Brasil de Fato

Sair da versão mobile