O deputado afirma que o Rio Melchior integra a realidade da cidade
O deputado Gabriel Magno (PT-DF) justificou a ampliação das investigações da CPI na área do rio em questão.

O deputado Gabriel Magno (PT-DF) afirmou, em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Melchior, na quinta-feira (14), que o rio “faz parte de um ecossistema interligado, inserido na dinâmica da cidade e entorno” e ressaltou que as regiões próximas também necessitam de atenção dos parlamentares.
O parlamentar relatou a situação do Parque Urbano do Pequizeiro, que integra a bacia hidrográfica do território onde se encontra o Rio Melchior. O espaço destinado ao parque foi invadido e cercado por uma empresa. Devido à pressão dos moradores, verificou-se que o documento de concessão era fraudulento e os muros foram demolidos.
A reunião da CPI foi presidida pela deputada Paula Belmonte (Cidadania) e também contou com a presença dos deputados Iolando (MDB-DF) e Rogério Morro da Cruz (PRD-DF). “Vamos entregar à sociedade respostas, propostas e defender o nosso rio e a comunidade que está sendo atingida”, disse a presidenta da CPI.
Estão aprovados, durante a sessão ordinária, pedidos de informação à Secretaria de Meio Ambiente do DF (Requerimento nº 33/2025), à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Requerimento nº 39/2025) e ao Aterro Sanitário de Brasília (Requerimento nº 71/2025).
A CPI também solicitou cópias de atas e estudos técnicos ao Conselho de Recursos Hídricos do DF (Requerimentos nº 70 e nº 2119/2025) e ao Comitê de Bacia Hidrográfica (Requerimento nº 2120/2025), buscando esclarecer alterações na classificação ambiental do rio e decisões recentes sobre seu uso.
Leia também:

O Brasil rebate as medidas dos EUA, defende o Pix e afirma que ações unilaterais podem gerar consequências negativas

Governo Lula propõe, por meio de dois projetos de lei, regulamentação de conteúdo e competição nas plataformas digitais

O projeto cultural do agronegócio
Volta aos trabalhos
É o primeiro trabalho da CPI após o recesso da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além das alegações, os parlamentares aprovaram seis requerimentos que solicitam informações a órgãos públicos e ambientais sobre as condições do local.
A iniciativa se desenvolveu em resposta a denúncias de poluição grave, risco à saúde da população e falhas no manejo ambiental da bacia do Melchior. Posteriormente, os deputados realizaram visitas técnicas, audiências com especialistas e solicitaram documentos a diversas instituições.
A comissão planeja visitar o Abatedouro da Seara Alimentos, no segundo semestre, em uma data ainda a ser definida, em possível relação com a contaminação da bacia.
Receba notícias do Distrito Federal no seu WhatsApp.
Fonte por: Brasil de Fato