O curta-metragem paraibano Axé Meu Amor, de Thiago Costa, será exibido nesta quarta-feira (3), no Cine Aruanda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A sessão começa às 19h, e é aberta ao público geral, com a presença do diretor e parte do elenco. O filme, com 18 minutos de duração, é inspirado na história da juremeira e candomblecista paraibana Mãe Renilda. Após a sessão, ocorrerá uma discussão sobre a Jurema Sagrada e a produção audiovisual.
“Meu Amor” é, sobretudo, um filme sobre amor. Ele propõe pensar o axé, a vida de candomblé e de santo no cotidiano, a partir do encontro de Mãe Renilda com Vó Flor, que leva Jeje Savalu para a Paraíba, explica Costa, em nota.
A apresentação do curta contempla as atividades da disciplina Tópicos Especiais em Ciências da Religião: Jurema Sagrada, do curso de ciências da religião da UFPB, ministrada pelo professor Stenio Soares.
O lançamento de Axé Meu Amor é uma maneira de conectar os estudantes com a produção audiovisual intimamente ligada à cultura da Jurema Sagrada. Thiago é juremeiro e sua obra reflete essa vivência comunitária de terreiro. Essa é uma oportunidade de experimentarmos uma mediação cultural na interseção entre Jurema, audiovisual e educação, comenta Soares, em texto de divulgação do evento.
O curta, filmado em 2022, com roteiro iniciado em 2019, recebeu financiamento da Amazon e já foi exibido em vários festivais.
LEIA TAMBÉM!
Sinopse
Ao acordar de um pesadelo, Mãe Benigna, interpretada por Mãe Renilda, percebe que a vida de sua mãe de santo está ameaçada. No jogo de búzios, recebe a orientação do que deve fazer e inicia sua jornada em busca de seu sagrado.
O elenco é composto por Renilda, Mera, Lazie de Oyá, Rejane Maia, Márcio de Paula e Sidney Rufino.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB Dados Bancários Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8 Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)
Fonte por: Brasil de Fato