O filme aborda o papel das revistas esportivas durante a ditadura no Brasil; exibição será acompanhada de um debate.
O CineBancários de Porto Alegre (RS) realizará nesta terça-feira (19) uma sessão especial do documentário Placar: a revista militante. O evento começará às 19h, seguido de um diálogo com o jornalista e apresentador Nando Gross, o cineasta Carlos Gerbase e o advogado e ex-dirigente de futebol Antônio Vicente Martins. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do cinema, uma hora antes da exibição do filme.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com direção de Ricardo Corrêa e Sérgio Xavier Filho, o filme recupera a trajetória da revista esportiva que, disfarçando o tema do futebol, se aventurou a criticar a censura durante a ditadura militar no Brasil, expôs os interesses políticos por trás do esporte e deu voz aos atletas em um período de repressão.
O documentário combina imagens de arquivo incomuns e notáveis com depoimentos significativos, construindo uma narrativa que demonstra a persistência, a ousadia e o empenho na divulgação da verdade — ainda que em face de governos autoritários e oposições internas.
Com entrevistas de ícones do futebol, incluindo Pelé, Zico e Casagrande, além de grandes nomes do jornalismo como Juca Kfouri, Mauro Beting e Paulo Vinícius Coelho (PVC), o filme apresenta uma análise aprofundada do impacto da mídia esportiva em momentos decisivos da trajetória do Brasil.
O documentário, com duração de uma hora e quarenta minutos, examina desde os períodos de repressão nos quartéis militares até a campanha do “passe livre” com Afonsinho, culminando nos movimentos da Democracia Corinthiana, liderados por figuras como Sócrates e Casagrande. Este último, por sua vez, oferece ao filme uma perspectiva inédita: a do jogador que compreendia o impacto de sua imagem e sua participação em um movimento político-cultural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O filme também aborda instantes de autoaceitação, incluindo o reconhecimento do comportamento machista e misógino da revista em épocas passadas e a transformação dessa postura ao longo do tempo. Conforme sintetiza o próprio documentário, “Placar: a revista militante é a história e o jornalismo no avesso da velocidade efêmera das redes”.
Sessão especial do filme Placar: a revista militante e bate-papo com Nando Gross, Carlos Gerbase e Antônio Vicente Martins
Local: CineBancários – Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre (RS)
19 de agosto (terça-feira)
19h
É possível comprar ingressos diretamente na bilheteria do cinema, uma hora antes do início da sessão.
R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!