Nvidia Pode Permitir Exportação de Chip para China
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos está considerando autorizar a exportação do chip H200 da Nvidia para a China. A informação foi divulgada inicialmente pela Semafor e confirmada por uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters. A notícia gerou um aumento de 2% nas ações da Nvidia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa possível autorização representa uma mudança de postura em relação à China, após o encontro entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping em Busan, Coreia do Sul, que resultou em uma trégua na disputa comercial e tecnológica entre os dois países.
A medida seria um meio-termo entre a proibição de exportar os chips Blackwell mais recentes da Nvidia e a total restrição de exportações americanas para a China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autoridades americanas avaliam que permitir a venda do chip H200, lançado há dois anos, é uma forma de equilibrar os interesses, considerando o desempenho superior do chip em relação ao H100, que permite um processamento de dados mais rápido.
Um relatório do Institute for Progress, um think tank apartidário, indicou que o H200 seria quase seis vezes mais potente que o H20, o semicondutor de IA mais avançado atualmente legalmente exportado para a China, após a reversão da proibição temporária imposta pelo governo Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Segundo o relatório, a exportação do chip permitiria que laboratórios de IA chineses construíssem supercomputadores de IA com desempenho comparável aos dos Estados Unidos, embora com custos mais elevados. O órgão regulador de cibersegurança da China convocou a Nvidia para discutir possíveis vulnerabilidades no chip.
A Nvidia negou as alegações de vulnerabilidades. Especialistas em tecnologia e segurança nacional preveem que empresas chinesas continuarão a adquirir o chip H200.
