Novo Pronacampo: Acre e Paraíba lideram adesão entre estados e municípios

Novo Pronacampo: Estados e municípios têm até 30 de novembro para aderir ao programa das Águas e Florestas. MEC busca ampliar oferta educacional no campo.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Novo Pronacampo: Prazo Final para Adesão de Estados e Municípios

Os estados e municípios interessados em participar do Pronacampo (Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas) têm até o dia 30 de novembro para formalizar sua adesão. O governo federal estendeu o prazo com o objetivo de fortalecer e expandir a oferta educacional destinada a essas populações, visando aprimorar a qualidade do ensino e assegurar o direito à permanência dos estudantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) destaca que o novo Pronacampo busca ampliar a educação básica e superior, melhorar a infraestrutura das escolas, promover a formação de professores e disponibilizar material didático específico. Entre as metas do programa, estão a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento, o estímulo à construção de capacidades institucionais e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas.

A adesão ao programa é voluntária e deve ser realizada pelas secretarias estaduais e municipais de educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para auxiliar os gestores nesse processo, o Ministério da Educação disponibilizou um Guia de Navegação e promoveu um encontro online para esclarecer dúvidas e apresentar os benefícios do Novo Pronacampo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o lançamento, a adesão ao Novo Pronacampo tem crescido em todas as regiões do Brasil. Dados atualizados do MEC, referentes a 3 de novembro, indicam que o Nordeste lidera com 91,7% de adesão entre os municípios com escolas do campo. As regiões Norte (77,8%), Sudeste (52,6%), Sul (52%) e Centro-Oeste (44,9%) seguem em um patamar de adesão.

O Acre alcançou 100% de adesão, enquanto a Paraíba registra 99,5% de participação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Nos Sudeste e no Sul, estados como São Paulo e Santa Catarina apresentam índices mais baixos, com 37% de adesão cada.

Sair da versão mobile