Novo Nordisk Revela Falta de Eficácia da Semaglutida no Tratamento do Alzheimer
A Novo Nordisk anunciou nesta segunda-feira (24) que uma versão oral da semaglutida, o princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, não conseguiu demonstrar a capacidade de retardar a progressão do Alzheimer em testes clínicos de Fase 3.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ensaios, que envolveram mais de 3.800 adultos em tratamento padrão para a doença, avaliaram a eficácia da forma mais antiga do medicamento em comprimido em comparação com um placebo.
A empresa constatou que, embora o tratamento tenha apresentado melhorias em biomarcadores relacionados ao Alzheimer, não houve impacto na progressão da doença. A Novo Nordisk havia considerado o Alzheimer como uma aposta de alto risco, dada a popularidade crescente dos medicamentos que utilizam a semaglutida para fins distintos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, o uso de medicamentos que atuam sobre o GLP-1, como Ozempic e Wegovy, para perda de peso e outras condições de saúde, tem aumentado significativamente. Esses medicamentos demonstraram benefícios em diversas áreas, incluindo proteção cardiovascular, saúde renal e potencial auxílio no tratamento de dependências.
Estudos preliminares e testes em animais haviam sugerido que os agonistas do GLP-1 poderiam influenciar positivamente o declínio cognitivo ou reduzir a neuroinflamação. No entanto, a necessidade de ensaios clínicos maiores, como os conduzidos pela Novo Nordisk, era fundamental para confirmar a eficácia em pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Martin Holst Lange, diretor científico e vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Novo Nordisk, expressou gratidão aos participantes do estudo, reconhecendo a importância de explorar o potencial da semaglutida, apesar da incerteza.
A empresa informou que a extensão de um ano dos ensaios será interrompida.
Os resultados dos testes ainda estão aguardando revisão por pares e publicação em conferências científicas. A Novo Nordisk também anunciou recentemente ajustes nos preços para pacientes que pagam diretamente pelo Ozempic e Wegovy.
